Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Dest concerto rita redshoes 1 980 2500
04 Dezembro 2019

Entramos na época natalícia e são várias as atividades que temos para si neste fim de semana, em Matosinhos.
Aqui ficam algumas sugestões.

Animação de Natal

Até 6 de janeiro de 2020, são vários os eventos e atividades que preparamos para si de forma a abrilhantar ainda mais esta época natalícia, bem como para a dinamizar a economia e o comércio tradicional do nosso concelho.
Consulte a programação completa em: https://www.cm-matosinhos.pt/cmmatosinhos/uploads/writer_file/document/22496/natal_em_matosinhos___programa.pdf 
Quando: durante o mês de dezembro, até 6 de janeiro de 2020
Onde: concelho de Matosinhos

Iluminações de Natal

Iluminação enquadrada no espírito e na estética da quadra natalícia, com recurso a elementos maioritariamente figurativos, elegendo o dourado e o branco como cores dominantes conjugadas com tons mais quentes e alegres, em sintonia com a estratégia de animação, que visa tornar o espaço público ainda mais acolhedor nesta época festiva. Na definição dos pontos a iluminar foram privilegiados os locais mais emblemáticos ligados à tradição, cultura, fluxos turísticos e economia local, com especial destaque para as zonas de maior concentração do comércio tradicional, mercados municipais, igrejas, praças e jardins.
Mesmo em frente ao edifício dos Paços do Concelho, estará montada uma estrutura inovadora de iluminação natalícia, dinâmica, que proporcionará grandes espetáculos de luz, cor e som, com cerca de 200 mil pontos luminosos. O primeiro espetáculo de som e luz acontece já a 29 de novembro, a partir das 18h00. Um momento imperdível que voltará a repetir-se todos os dias pelas 17h30, 18h30, 19h30 e 21h30. Às sextas e sábados haverá também às 22h30.
Quando: até 6 de janeiro de 2020 | Horários das iluminações em geral: Domingo a quinta-feira: das 17h30 às 00h00 horas; Sextas-feiras, sábados, Noite de Natal e véspera de Dia de Reis: das 17h30 às 02h00; Noite de Passagem de Ano: das 17h30 às 04h00/06h00.
Onde: várias ruas do concelho, com presença em todas as freguesias

Animação de Natal - Viagem à terra do pai natal! – viagem virtual em trenó | Parada de Natal | Concurso de Montras de Natal |Campanha de prémios para clientes

Brito Capelo será este natal o ponto de partida e de chegada de uma divertida viagem virtual à terra do Pai Natal. Uma experiência aberta a todas as idades, ideal para ser vivida em família e com amigos, numas das mais tradicionais artérias de comércio de Matosinhos! O espaço será instalado numa loja do edifício da "Antiga Câmara".
A iniciativa surge no âmbito da promoção do comércio local de rua e do concelho enquanto espaço de lazer e compras.
Para além disso, a Brito Capelo voltará este ano a ser palco da Parada de Natal, num percurso festivo com desfile de figuras alusivas à quadra natalícia que ligará os Paços do Concelho e o Mercado Municipal, passando pela Brito Capelo com sessões nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, pelas 11h30.
À semelhança do ano passado, mas estendendo-se, pela primeira vez, a todo o concelho, o comércio tradicional vai atribuir prémios aos seus clientes mais fiéis, uma campanha que decorre de 7 de dezembro a 6 de janeiro, com vários sorteios e 25 vales de compras nas lojas aderentes, com prémios entre os 50€ e os 500€.
As melhores montras dos estabelecimentos comerciais do município vão também ser premiadas no Concurso “Montras de Natal”, de 14 de dezembro a 6 de janeiro, uma iniciativa que este ano também está, pela primeira vez, aberta aos espaços comerciais de todo o município que se inscreverem.
Onde e quando:
- VIAGEM À TERRA DO PAI NATAL - Edifício “Antiga Câmara”, Rua Brito Capelo, 223 - até 6 de janeiro de 2020 | horário: aberto todos os dias, encerrando apenas a 24 (de tarde), 25 (todo o dia) e 31 (de tarde) de dezembro e a 1 de janeiro (todo o dia).
- PARADA DE NATAL – Rua Brito Capelo - 7, 14 e 21 de dezembro, pelas 11h30.
- CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL – município de Matosinhos - de 14 de dezembro a 6 de janeiro
- PRÉMIOS PARA CLIENTES – comércio tradicional do município de Matosinhos - de 7 de dezembro a 6 de janeiro

FAMA – Feira de artesanato de Matosinhos

De 29 de novembro e até 23 de dezembro, o Parque Basílio Teles é palco de mais uma edição da FAMA - Feira de Artesanato de Matosinhos. Esta é uma excelente oportunidade para quem quiser fazer as suas compras de Natal, optando pelo que de melhor se faz em Portugal ao nível do artesanato. Além de presentes originais e únicos, pode aproveitar para assistir ao trabalho ao vivo dos artesãos e experimentar algumas das iguarias gastronómicas de diversas regiões do país.
Quando: de 29 de novembro até 23 de dezembro
Onde: Jardim Basílio Teles

Mercadinhos de Natal

De 1 a 22 de dezembro, poderá encontrar maravilhosos presentes para oferecer e os mais variados produtos relacionados com a época natalícia, nos Mercadinhos de Natal instalados na rua da Antiga Junta, em São Mamede de Infesta e, no Parque das Sete Bicas, na Senhora da hora.
Quando: de 1 a 22 de dezembro | horário: Segunda-Feira a Quinta-Feira - 17h00 às 22h00; Sexta-Feira - 17h00 às 24h00; Sábado - 10h00 às 24h00; Domingo - 10h00 às 23h00.
Onde: rua da Antiga Junta, em São Mamede de Infesta e, Parque das Sete Bicas, na Senhora da Hora

Feira do Livro Municipal

A partir de 22 de novembro, abriu a Feira do Livro Municipal, no Museu da Quinta de Santiago e Galeria Municipal.
Este evento constitui uma magnífica oportunidade para o público adquirir, a preços imbatíveis, mais de uma centena de publicações e coedições da Autarquia sobre temáticas como história local, património, artes plásticas, literatura portuguesa e infantil, etc.
A Feira conta também com um programa complementar que inclui apresentações de livros, entre outras atividades.
A entrada é gratuita.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=6645 
tel: (+351) 229392410; e-mail: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt 
Quando: de 22 de novembro a 29 de dezembro
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Festa da Poesia 2019

Na edição de 2019, a "Festa" vai fazer-se de muitas atividades distintas, dirigidas a todos os munícipes, com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca no foco das operações poéticas. A edição deste ano, deverá realizar-se na sua biblioteca municipal, nos dias 7 e 8 de dezembro, e terá como tema a poética de Sophia de Mello Breyner, Florbela Espanca e Jorge de Sena.
Quando: 7 e 8 de dezembro
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Concerto de Coros

Grupo Coral da Senhora da Hora e Grupo Coral da Universidade Sénior Ser+
Quando: 7 de dezembro, 21h30
Onde: Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

Concerto do Coro Sol Maior

Quando: 7 de dezembro, 21h30
Onde: Igreja Matriz da Senhora da Hora

Concerto de Natal

Coro e Orquestra Mi Alegro
Maestrina Ana Maria Seixas
Quando: 7 de dezembro, 21h30
Onde: Casa-Museu Abel Salazar- S. Mamede de Infesta

Inauguração da Praça da Ermida

Depois da Praça de S. Roque, a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, inaugura no dia 7 de dezembro a obra de requalificação urbanística do Largo da Ermida, em S. Mamede de Infesta, um investimento da autarquia na ordem dos 220 mil euros.
A nova Praça da Ermida faz parte de um conjunto de intervenções em praças e ruas do concelho que Luísa Salgueiro irá inaugurar durante o mês de dezembro.
Coordenadas GPS
41°11'46.3"N 8°36'46.2"W
Quando: 7 de dezembro, 10h00
Onde: S. Mamede de Infesta

Mercado Doce Mercado - Oficina de contos e cozinha criativa por Saphir Cristal

"Sessão de contos, contados, interpretados e, posteriormente, cozinhados pela Contadora de Histórias Saphir Cristal, a partir dos desenhos inspirados na história contada. Depois de contadas e desenhadas, as histórias serão cozinhadas ao vivo pela Saphir e pelo Chef Ivo e, desta forma, transformadas em doces e fumegantes panquecas prontas a serem decoradas e devoradas pelos participantes.
As histórias contadas serão alvo de uma recolha e de uma escolha prévia de histórias de infância dos vendedores do Mercado, num convite para ficar a saber mais sobre estes vendedores tão especiais deste mercado tão cheio de história e de histórias. "
Atividade de acesso gratuito, aconselhando-se inscrição prévia: economialocal@cm-matosinhos.pt  | Acesso gratuito (inscrição prévia de 20 pax/sessão).
Quando: 7, 14, 21, 28 de dezembro e 4 de janeiro 2020, 10h00/13h00
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

Matosinhos Surf Challenge

Este ano o "Matosinhos Surf Challenge", terá a duplicação das equipas e o número de dias do evento também duplicará relativamente à edição anterior, sendo realizado durante dois fins-de-semana (sábados), dia 7 e 14 de dezembro
Quando: 7 de dezembro, 10h00/16h00
Onde: Praia Moderna, localizada na Marginal de Matosinhos, Av. Norton de Matos, 4450-296 Matosinhos (instalações da Escola de Surf Onda Pura)

Flea Market

Dia 7 de dezembro, das 12h00 às 18h00 realizar-se-á o Flea Market, onde encontrará o mais variado tipo de artigos em segunda mão, a preços acessíveis.
Junte-se a nós!
Quando: 7 de dezembro, 12h00/18h00
Onde: Parque de estacionamento da Saba junto ao Mercado de Matosinhos - Rua Roberto Ivens/ Rua Brito Capelo

PML 2019 – Tertúlia Poética

Tertúlia poética dedicada a Florbela Espanca, que têm como objetivo a discussão e divulgação da obra dos autores participantes nas sessões.
Atividade Gratuita. Sujeita a inscrição.
Quando: 7 de dezembro, pelas 16h00
Onde: Biblioteca Anexa de São Mamede de Infesta

Concerto de Rita Redshoes

Entre outras atividades, no dia 7 de dezembro pelas 18h00, haverá um concerto de Rita Redshoes, no Jardim Basílio Teles, com a apresentação das suas canções e dos seus principais êxitos.
A cantora iniciou o seu percurso como baterista num grupo de teatro de escola, passou por inúmeros projetos musicais como autora e intérprete, onde tocou muitos instrumentos e gravou vários discos. Colaborou com artistas como Atomic Bees, Photographs, Rebel Red Dog, David Fonseca, The Legendary Tigerman e Noiserv. Tem também colaborado em inúmeras bandas sonoras premiadas para teatro e cinema, tendo, inclusivamente, discos editados nesta área.
Três anos após a edição do seu último disco, Rita Redshoes lançou este ano um novo tema, “O Amor Não É Razão”, com letra de Pedro da Silva Martins, música da sua autoria e produção de Great Dane. O tema faz parte do aguardado novo álbum de Rita Redshoes, o quinto, a lançar em 2020, juntando-se assim a "Golden Era" (2008), "Lights & Darks" (2010), “Life is a Second of Love” (2014) e “Her” (2016).
Quando: 7 de dezembro, pelas 18h00
Onde: Coreto do Jardim Basílio Teles

Danças e Música

Associação Bicas da Senhora da Hora
Quando: 7 de dezembro, pelas 21h30
Onde: Adro da Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

Quarteto de Cordas de Matosinhos e músicos convidados

No dia 7 de dezembro, pelas 21h30, o Quarteto de Cordas de Matosinhos levará a música erudita ao Teatro Municipal Constantino Nery. O concerto contará ainda com a participação dos músicos convidados. Não perca esta oportunidade de ouvir música de incontornáveis autores da história da música, interpretadas por um dos melhores agrupamentos de música erudita, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente.
Quando: 7 de dezembro, pelas 21h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Lançamento da revista “Pelikula”

Quando: 8 de dezembro, pelas 16h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Orquestra Jazz Matosinhos

Da 8 de dezembro, pelas 16h00, o Salão Paroquial de Perafita será palco de uma das mais reconhecidas internacionalmente formações, a Orquestra de Jazz de Matosinhos.
Não perca este magnífico concerto!
Quando: 8 de dezembro, pelas 16h00
Onde: Salão Paroquial de Perafita

Concerto dos Coros Sol Maior e Clavezinhas de Sol

Quando: 8 de dezembro, 17h00
Onde: Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

Saint Dominic’s Gospel Choir

Será num ambiente de muita alegria e emoção que este grupo irá apresentar um reportório onde não faltarão as clássicas músicas natalícias assim como os memoráveis cânticos de gospel.
O Saint Dominic's Gospel Choir foi fundado em 2002, sendo atualmente um dos maiores e mais prestigiados coros de gospel em Portugal. As suas atuações destacam-se pela alegria, melodias repletas de ritmo e muita animação, proporcionando momentos inesquecíveis.
A entrada para o concerto do Saint Dominic’s Gospel Choir é gratuita (com ou sem convite) e pode ser efetuada através do seguinte link: http://bit.ly/LionesaGospel 
Quando: 8 de dezembro, 17h00
Onde: Igreja do Mosteiro de Leça do Balio

Soldadinhos de Chumbo

O espetáculo “Os Soldadinhos de Chumbo” também vai andar pelo concelho com animações em várias freguesias, uma apresentação que permitirá a interação do público com esta fanfarra militar.
Os Soldadinhos de Chumbo não sabem muito bem o que fazem. No entanto têm um líder. Um Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas que os comanda e os põe na linha. Apesar do seu mau-feitio e das confusões constantes, no fundo, bem no fundo dos corações destes soldados músicos, há um pequeno espaço de amor para esse Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas. No entanto, esta ternura só se verá porque... Pantomina chegará a Matosinhos!
Ao longo da apresentação, esta fanfarra militar interagirá com o público oferecendo o substantivo "cordialidade". O resultado é uma fusão entre a seriedade e o riso, fazendo os transeuntes viajar até ao imaginário-maravilha dos campos de batalha da amizade. A fanfarra apresenta-se num espetáculo com música, clown e mímica (ou o que lhe quiserem chamar). O seu repertório inspira-se nas formaturas militares, no burlesco e no pitoresco sem descurar uma boa palhaçada.
Quando: 8 de dezembro pelas 21h30
Onde: adro da Igreja Antiga das 7 Bicas, Senhora da Hora

Feira de produtos biológicos

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

"Y, Desenhar Portugal” da PDB (Porto Design Bienal)

A exposição Y, Desenhar Portugal abre o debate sobre o ensino do design, numa mostra crítica do que se fez nos últimos três anos, ilustrando as preocupações da 'Geração Y'. De 35 instituições contactadas, estão em exposição as propostas de 26 escolas, num total de 142 trabalhos submetidos e 60 projetos selecionados.
Mais informação em: https://portodesignbiennale.pt/pt/events/y-desenhar-portugal 
Quando: de 22 de novembro a 23 de fevereiro de 2020 | horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00.
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

Exposição “As Famílias de Augusto Gomes”

A exposição “As Famílias de Augusto Gomes” inaugurou a 16 de novembro de 2019, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, com a curadoria de A. Cunha e Silva.
Augusto Gomes, consciente da mescla heterogénea de pescadores que sazonalmente habitam na terra e navegam no mar de Matosinhos, retirou dessa vivência um universo iconográfico: do lugar, do gesto e da dor. Aos olhos do pintor, esta mancha humana, multicolor, também estética, diversificada e rica, mostrava-se nos seus apetrechos de pesca, modos de vestir, expressões de sentir e de estar.
Entrada: 1€ + 1€ (visita guiada) ou 2€ (visita especial); Domingos, 15h-18h, entrada no Museu gratuita; Portadores de Matosinhos Jovem e Matosinhos Sénior: 50% desconto nas visitas.
Serviço Educativo: por marcação de terça a sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h - casadobosque@cm-matosinhos.pt 
Mais informações : tel: (+351) 229392410; e-mail: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt 
Quando: de 16 de novembro até 23 de fevereiro de 2020 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h; sábado, domingo e feriados das 15h às 18h; encerra às segundas, dias 24, 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro.
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Porto Design Biennale: QUE FORÇA É ESSA — IMAGENS DE PROTESTO E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA EM PORTUGAL [exposição]

Com curadoria de Helena Sofia Silva, esta é a segunda exposição, inserida na Porto Design Biennale, inaugurada em Matosinhos.
“Que Força é Essa” mostra o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal.
Quando: de 19 de setembro a 8 de dezembro de 2019
Onde: Casa da Arquitectura

Exposição FRONTIERE – Expressões do Design Contemporâneo

Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.
Quando: 19 de setembro a 8 de dezembro
Onde: Casa do Design

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS”

Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

“Dominguinhos”

Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019 
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping

dest_festa_da_poesia
destaquecmas
rita_redshoes
not_natal__3__1_882_600
not_natal__10__1_882_600
not_natal__12__1_882_600
not_natal__15__1_882_600
not_natal__18__1_882_600