Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

O que não pode perder este fim-semana em Matosinhos

Destaqueimagem miguel araujo 1 2500 2500 1 980 2500
13 Novembro 2019

Este fim de semana, são vários os motivos para vir a Matosinhos.
Espreite aqui as nossas sugestões.

Miguel Araújo – Comemorações do 11.º Aniversário do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Miguel Araújo é um músico, cantor, compositor e letrista Português. Nasceu em 1978 em Águas Santas, na Maia. É autor (música e letra) de alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI: Anda Comigo Ver os Aviões, Os Maridos das Outras, Quem és tu Miúda, Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal), Pica do Sete, Dona Laura, Balada Astral, entre outros. Além do seu reportório a solo e da banda Os Azeitonas, da qual é fundador e na qual se manteve até final de 2016, tem escrito para alguns dos mais destacados intérpretes portugueses, como é o caso de António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares e Ana Bacalhau. Desde 2017 mantém uma crónica quinzenal na Revista Visão.
“Miguel Araújo é o melhor compositor-intérprete da sua geração." Manuel Falcão (Blitz, O Independente, Expresso, Se7e, Visão, etc)
“A palavra "génio" é atirada para trás e para a frente de uma forma a modos que bastarda, mas no caso do Miguel serve-lhe que nem uma luva.” Nuno Markl
"Uma das mentes mais brilhantes da canção pop-rock portuguesa." Time Out
"Um dos melhores fabricantes de canções que o país viu surgir este século." Expresso
"Miguel Araújo: Não há muitos assim" Público
"Um dos maiores artistas portugueses" Jornal de Notícias
“Provavelmente, o melhor fazedor de melodias em Portugal. Fareja a canção pop perfeita como se fosse uma coisa óbvia, como se estivesse à mão de semear. Só que não está - excepto para o Miguel, e para esses muito poucos que nasceram com tão injusto talento.” Samuel Úria

Preço dos bilhetes 12,50€. Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Bilheteira Online: https://constantinonery.bol.pt/Comprar/Bilhetes/81451-casca_de_noz_miguel_araujo-t_m_m_constantino_nery/ 

Quando: 15 e 16 de novembro, pelas 22h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Centenário Sophia de Mello Breyner Andresen - Tributo e Evocação da Vida e Obra – Biblioteca Municipal Florbela Espanca
A Câmara Municipal de Matosinhos apresenta ‘Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen – Tributo e evocação da vida e obra’, iniciativa que se realiza no dia 16 de novembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e que se destina a homenagear uma das mais importantes escritoras portuguesas da contemporaneidade, por ocasião da comemoração do centenário do seu nascimento.
A iniciativa tem o seu início na manhã de sábado, dia 16, pelas 10h00, com o “Laboratório Poético” - oficina de poesia performativa criada no âmbito do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos - dedicado à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde os participantes poderão adquirir e desenvolver técnicas de colocação de voz e de leitura pública, e mais tarde, pelas 15h25, integrar a sessão de mais uma “Poesia Maldita”, iniciativa que no âmbito do PML, tem levado o assombro das palavras a lugares inusitados do concelho. A participação no Laboratório Poético é gratuita e limitada ao número existente de vagas, com inscrição obrigatória. A inscrição pode ser feita através do link: https://forms.gle/yevrChrQFsN5RFBx8 
A tarde fecha, pelas 15h30, em conversa com a escritora Alice Vieira, o jornalista Hélder Gomes e o diseur e divulgador de poesia, Isaque Ferreira, em mais um “Encontro com autores na cidade”, dedicada à primeira portuguesa a receber o Prémio Camões e a única mulher escritora com honras de Panteão Nacional.
Mais informações em : https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5216 
Quando: 16 de novembro, pelas 10h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

2.º Aniversário da Casa da Arquitectura
O segundo aniversário da Casa da Arquitectura – Centro Português Arquitectura vai ser celebrado com cerca de três dezenas de eventos dentro e fora de portas para todos os gostos e idades, entre animação do quarteirão, visitas guiadas, atividades para famílias e crianças, performances, conversas e concertos.
Na sexta-feira, dia 15 de novembro, destaque para o concerto “Jazz para Souto de Moura”, da Orquestra de Jazz de Matosinhos (21h30). O concerto propõe uma viagem pela música do final dos anos 50, época que introduz instrumentos pouco habituais no contexto do jazz, junta músicos com percursos diferentes e funde géneros na procura de novas sonoridades. Um concerto pensado à medida do arquiteto Souto de Moura, aponta a organização.
No sábado, pelas 16h30, será entregue o Título de Sócio Honorário Casa da Arquitectura a Eduardo Souto de Moura seguido de uma conversa entre o arquiteto português, Rafael Moneo e Francesco Dal Co.
Outro dos pontos altos da programação é a inauguração, na Casa Roberto Ivens, da exposição “Siza antes do Siza. Álvaro Siza l’opera prima” organizada no âmbito do número 896 da revista Casabella, lançado em abril de 2019.
A partir das 23h, a Machine de Fête leva até à Casa da Arquitectura as sonoridades das “Radio Edits” de Joaquim Mota e Isidro Lisboa, numa parceria da Casa da Arquitectura com a Rádio Nova.
Durante os três dias de festa, haverá visitas orientadas e oficinas para crianças e famílias, em diversos espaços da Casa da Arquitectura. Construir o “Atlas da Arquitectura“no Espaço Caleidoscópio, experimentar o “Jogo da Glória da Arquitectura” no quarteirão da Real Vinícola ou participar na “Cidade sem Fronteiras”, na biblioteca da Casa, são algumas das propostas. Destaque ainda para as visitas orientadas, no sábado de manhã, às primeiras obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira em Matosinhos, com inscrição prévia em visitas@casadaarquitectura.pt.
“Várias empresas de comida de rua vão ocupar o espaço exterior da Real Vinícola com propostas diversificadas. Junte-se à festa!”, convida a Casa da Arquitectura.
Quando: de 15 a 17 de novembro
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

“Conversas sob as estrelas” com Joel Cleto – Sea Porto Hotel Matosinhos
O Ciclo “Conversas sob as estrelas” está de regresso em novembro para a sua segunda edição.
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, este ciclo de palestras e visitas sobre a História e o Património do território conta com a participação de investigadores e especialistas de diferentes áreas, em conversas moderadas pelo historiador Joel Cleto.
Ao longo do mês de novembro, sempre ao domingo, o Ciclo “Conversas sob as estrelas” irá realizar-se em sítios improváveis e percorrerá lugares, por vezes, inusitados, como é o caso de cemitérios, ruas ou matas no alto de elevações
A 17 de novembro, será com o arquiteto João Rapagão a conversa em plena Avenida D. Afonso Henriques sobre as primeiras obras significativas de Álvaro Siza Vieira, o mais conhecido e premiado arquiteto português, natural de Matosinhos.
O Ciclo “Conversas sob as estrelas” encerrará no dia 24, com o historiador e professor Catedrático Jubilado Francisco Ribeiro da Silva. A conversa terá lugar no Largo do Ribeirinho e junto à Casa dos Brito e Cunha, e incidirá sobre o papel que Bernardo Brito e Cunha, um dos "Mártires da Pátria", teve na revolta da Belfastada que, em 1828, procurou derrubar o regime absolutista de D. Miguel. O falhanço da revolta levaria à sua execução, decapitação e exibição da sua cabeça neste largo.
Aliás, a última sessão do Ciclo “Conversas sob as estrelas” assinala o arranque de um conjunto de iniciativas que, ao longo do próximo ano, assinalarão os 200 anos da Revolução Liberal de 24 de agosto de 1820 e o papel que Matosinhos possuiu no processo que conduziu à definitiva implantação do liberalismo em Portugal.
A entrada do Ciclo “Conversas sob as estrelas” é livre. Para o efeito, basta inscrever-se através do email gmah@cm-matosinhos.pt
Quando: 17 de novembro, pelas 18h00
Onde: Sea Porto Hotel Matosinhos

Strongman Champions League - World Finals 2019 – Matosinhos
Pela primeira vez, Portugal é palco da grande final do circuito mundial da Strongman Champions League e receberá vários dos “homens mais fortes do mundo”, muitos deles com mais de 2,00m e cerca de 200kg!
Um evento que será filmado em vários locais emblemáticos de Matosinhos, com produção de 2 episódios de 55 minutos cada, e emitido para canais de TV de mais de 100 países dos 4 cantos do mundo!
Sexta-feira, 15 de novembro, o evento arranca com duas provas no Terminal de Cruzeiros entre as 14h30 e as 16h00. sendo uma dessas provas a celebre “puxada do autocarro”; à noite, está garantida a presença de vários "Strong Men" na Gala do Desporto de Matosinhos, que decorrerá no Centro de Desportos e Congressos!
Sábado, 16 de novembro, pelas 14h30, uma prova na praia de Matosinhos e domingo, dia 17 de novembro e a partir das 12h00, 4 provas finais na Arena (entrada é livre) montada no passeio da Marginal de Matosinhos!
Um evento espetacular e diferente a não perder, para todos e em especial para os que gostam de show e desporto extreme, com a presença do Campeão do Mundo de 2018 Dainiz “The Titan” Zageris, o Campeão do Mundo de arraste de camião, Kelvin “Big Boss Strongman” de Ruiter, da Holanda, o finlandês Mika Törrö “El Toro”, com 2,05 m de altura e 185 kg e o irlandês Sean “The Giant” O´Hagan, entre varias outras estrelas da modalidade de vários países!
Um evento Strongman CL MLO - Nuno Camilo Araújo com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto.
Quando: de 15 a 17 de novembro de 2019
Onde: Matosinhos

Gala do Desporto - Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
No próximo dia 15 de novembro, pelas 21h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, realiza-se a Gala de Desporto em homenagem a todos os atletas/clubes com títulos desportivos.
Quando: 15 de novembro, pelas 21h00
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura
“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vai inaugurar, em outubro, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que vai ficar patente até 6 setembro de 2020.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio transato, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Esta mostra e respetivo catálogo (editado pela Casa da Arquitectura e pela Yale University Press), têm um propósito eminentemente documental, de abertura do arquivo ao público, tornando-o disponível às mais diversas análises, interpretações, especulações.
O catálogo terá como ensaístas nomes como Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In www.casadaarquitectura.pt  
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

“Dominguinhos” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019 
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping

destaqueimagem_miguel_araujo_1_2500_2500
dest_2aniv_casa_arquitectura
dest_conversas_estrelas
dest_sophia
dest_souto_de_moura
dest_strongman_cl
dest_conversas_estrelas_10nov
imagem_gala_desporto_1_2500_2500