Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

30 Outubro 2019

Em novembro a programação é vasta e para todos os gostos. Veja o que lhe espera para este fim de semana na terra do melhor peixe do mundo, Matosinhos.

OJM e Lluc Casares - Novos Talentos do Jazz – Teatro Municipal Constantino Nery
Orquestra Jazz de Matosinhos no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, dia 2 de novembro 22h00
Pela primeira vez, a Orquestra Jazz de Matosinhos convidou um jovem músico espanhol para atuar no Ciclo Novos Talentos.
O saxofonista catalão Lluc Casares, de 29 anos, é presença assídua nos principais festivais da Europa, como o Festival de Jazz do Mar do Norte, Montreux Jazz Festival, Marciac Jazz Festival, Middelheim Jazz, Middelheim Jazz, Baloise Session e Terrassa Jazz Festival, entre outros.
Dedicado à música desde tenra idade, Lluc Casares passou pela Escola Superior de Música da Catalunha, fez o mestrado no Conservatorium Van Amsterdam, onde teve aulas com Ferdinand Povel. Durante esse período, fez um intercâmbio de meio ano na Temple University (Filadélfia), onde estudou com o saxofonista Dick Oatts. Seguiu-se o prestigiado programa "Artist Diploma" da Juilliard School em Nova York, sob a direção de Ben Wolfe e Wynton Marsalis.
Ao longo de sua carreira, Lluc Casares tocou com músicos como Dr. John, Nicholas Payton, Frank Wess, Phil Woods, Lee Konitz, Jon Faddis, Jesse Davis, Arturo Sandoval, Wendell Brunious, Grant Stewart, Ben Van Gelder ou Benjamin Herman.
O ponto de partida para o espetáculo de sábado é o mais recente disco do músico catalão “Sketches Overseas”, eleito o Melhor Álbum de Jazz de 2018.
O sucessor do disco de estreia “Red” (2015) conta com as participações de Joel Ross, Philip Dizack, Addison Frei, Mark Lewandowski e Francesco Ciniglio.
Deste álbum serão retirados “Maferefun” e “340 Blues”, apresentados neste concerto com novos arranjos para big band. Do repertório da Orquestra Jazz de Matosinhos, Lluc Casares escolheu composições de Pedro Guedes e Carlos Azevedo, mas também música assinada por Thad Jones, George Russell e Jim McNeely (com um arranjo de “Up From The Skies”, do guitarrista Jimmy Hendrix). Destaque ainda para o tema “Isfahan”, de Duke Ellignton e Billy Strayhorn.
O Ciclo Novos Talentos surgiu em 2014, com o apoio da Câmara Municipal, com a missão de revelar alguns dos melhores talentos da nova geração do jazz português. Desde então, deixaram a sua marca neste projeto nomes como Sofia Ribeiro e Rita Maria (cantoras), Ricardo Toscano, João Mortágua e José Soares (saxofonistas), João Pedro Coelho e Gonçalo Moreira (pianistas), Mané Fernandes (guitarrista), Eduardo Cardinho (vibrafonista) e João Barradas (acordeonista).
Depois deste concerto com Lluc Casares, a Orquestra Jazz de Matosinhos regressará a Espanha. Depois de quatro anos como orquestra residente do Voll-Damm Festival Internacional de Barcelona, irá estrear-se em Madrid, apresentando-se no CaixaForum Madrid no dia 10 de novembro.
Quando: 2 de novembro, pelas 22h00
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

Conversas sob as Estrelas em sítios improváveis com Joel Cleto – Olhando o céu e as estrelas no Monte S. Brás – Capela de N.ª Sr.ª do Livramento e S. Brás
As conferências “Conversas sob as Estrelas, dirigidas pelo historiador Joel Cleto, terão lugar em edifícios e monumentos de Matosinhos que, em alguns casos, estarão abertos ao público pela primeira vez, contando com um conjunto de convidados com trabalhos de investigação científica já realizados sobre os locais e as temáticas a eles associadas. O novo programa procurará, assim, dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.
As “Conversas sob as estrelas” surgem também como um complemento natural do “Moontosinhos”, cujas visitas em noites de lua cheia têm constituído um êxito retumbante, sendo mensalmente acompanhadas por várias centenas de pessoas. A iniciativa percorrerá. alguns dos locais mais icónicos da história de Matosinhos, sendo a participação gratuita mediante inscrição prévia pelo e-mail gmah@cm-matosinhos.pt.
Desta vez o encontro será na capela de N.ª Sr.ª do Livramento e S. Brás, com o autor convidado, Miguel Gonçalves, com o tema “Olhando o céu e as estrelas no Monte S. Brás”.
Quando: 3 de novembro, pelas 18h00
Onde: capela de N.ª Sr.ª do Livramento e S. Brás

Centenário Jorge de Sena - Presença em Matosinhos – Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Evento comemorativo do centenário de Jorge de Sena, inserido no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos – PML
Ocorrendo a 2 de novembro deste ano o centenário do seu nascimento, a Câmara Municipal de Matosinhos vai recordar Jorge de Sena, realizando uma sessão evocativa da sua vida e da sua obra. A sessão contará com a participação dos Professores Jorge Vaz de Carvalho, Isabel Cristina Mateus, António Cunha e Silva e do poeta António Carlos Cortez. Será ainda enriquecida pela leitura de textos de Jorge de Sena pelo ator Jorge Mota.
Jorge de Sena, considerado hoje um dos grandes poetas de língua portuguesa e uma das figuras centrais da cultura do século XX, nasceu em Lisboa, a 02 de novembro de 1919, e morreu em Santa Barbara, na Califórnia, a 04 de junho de 1978. Poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitário, naturalizou-se brasileiro em 1963, durante o seu exílio no Brasil, que durou de 1959 a 1965, ano em que se mudou para os Estados Unidos, para fugir à ditadura militar entretanto instalada no Brasil. Formou-se em engenharia civil, mas a sua inclinação natural para a literatura levou-o, durante o curso, a escrever poemas, artigos, ensaios e cartas, prática que, aliás, começou aos 16 anos. Em 1940 publicou, sob o pseudónimo de Teles de Abreu, os seus primeiros poemas na revista Cadernos de Poesia, dirigida por Cinatti, Blanc de Portugal e Tomás Kim, e dois anos depois publicou o seu primeiro livro de poemas, "Perseguição", considerado, na altura, um livro revelador, mas difícil. Jorge de Sena tem também uma obra fecunda em epistolografia, com figuras importantes da literatura portuguesa e brasileira, sendo a sua obra de ficção mais famosa o romance autobiográfico "Sinais de Fogo", adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha. Grande parte da obra do escritor foi publicada postumamente pelos cuidados da viúva, Mécia de Sena.
Quando: 2 de novembro, pelas 15h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

EDP Maratona do Porto - Matosinhos /Porto/Vila Nova de Gaia
A Maratona do Porto acontece já no próximo dia 3 de novembro e é mais um projeto comum que une os municípios da Frente Atlântica, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, concelhos que fazem parte do percurso deste evento de atletismo que é uma referência internacional nas provas da modalidade.
Refira-se que esta é a 13ª vez que Matosinhos faz parte do roteiro da Maratona do Porto, prova que, no ano transato, juntou mais de 15 mil participantes nas três componentes da competição, bem como atletas de 75 nacionalidades.
O tiro de partida será dado no dia 3 de novembro, pelas 09h00, junto ao Sea Life. A meta estará instalada no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).
O tempo máximo de duração da prova é de 6 horas existindo três opções de corridas: uma caminhada na distância de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos; uma corrida com distância de 42,195 km para atletas federados e não federados nascidos em 1999 e anos anteriores e outra de 15 km para atletas federados e não federados nascidos em 2001 e anos anteriores.
As inscrições podem ser feitas em https://www.maratonadoporto.com/pt/inscricoes-2019/ 
Para mais informações sobre o evento consulte https://www.maratonadoporto.com/ 
Ver condicionamentos de trânsito em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5188 
Quando: 3 de novembro, pelas 09h00
Onde: Matosinhos/Porto/Vila Nova de Gaia

AQUELA CAMISA, VERSÃO 2.0 – Criança traz adulto – domingo de família – Museu da Quinta de Santiago
Queremos memórias para o dia-a-dia! Aquela velha camisa, lisa ou com padrão, é a matéria-prima perfeita para esta criação.
Costura criativa (ÁREAS)
“Criança traz adulto – domingo de família” é uma atividade regular promovida pela Casa do Bosque, Serviço Educativo. Um programa dirigido a famílias, que tem por objetivo proporcionar, no espaço e no tempo, momentos de envolvência e de interação em família(s).
Atividade gratuita e dirigida famílias com crianças dos 4 aos 12 anos e com limite de entre 4 a 12 participantes.
Quando: 3 de novembro, pelas 15h00 até às 17h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago | Espaço Irene Vilar

Festival de Artes Marciais e Desportos de Combate - Cidade de Matosinhos - Centro de Desportos e Congressos
O Centro de Desportos e Congressos acolhe nos dias 1, 2 e 3 de novembro, o Festival de Artes Marciais e Desportos de Combate.
Venha e junte-se a esta grande festa!
Quando: 1, 2 e 3 de novembro
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Vem Descobrir a Cascata Gigante – Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar
Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
ATIVIDADE: Visita à Cascata Gigante; Atividade de expressão plástica: modelagem em barro ou gesso.
Atividade: 1€ visita guiada + 2€ Atelier l p/ participante. Nº mín. de participantes:5.
Nº max.de participantes: 20. Inscrição Obrigatória. A ação é gratuita para escolas do concelho de Matosinhos; Visita: 1€
Quando: Atividade: Terça a Sexta: 10H-12H/15H - 17H ; Visita: Terça a Domingo e Feriado: 10h-13h/15h - 18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

 

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Porto Design Biennale: QUE FORÇA É ESSA — IMAGENS DE PROTESTO E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA EM PORTUGAL [exposição] – Casa da Arquitectura
“Que Força é Essa – Imagens de Protesto e Participação Democrática em Portugal: Cartazes Artesanais do Arquivo Ephemera” inaugurou hoje à tarde no pavilhão central da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Com curadoria de Helena Sofia Silva, esta é a segunda exposição, inserida na Porto Design Biennale, inaugurada em Matosinhos.
“Que Força é Essa” mostra o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal. A sua inclusão na reflexão abrangente sobre design proposta pela Porto Design Biennale é motivada, não apenas pela qualidade material que revelam, como também pelas circunstâncias de produção e uso que lhes dão significado. Também neles se lê a dimensão política da tensão pós-milénio, as inquietações, interrogações e intensidades que a caracterizam. Das grandes manifestações antiausteridade de 2012 e 2013, que geraram poderosas imagens de mobilização, até à atualidade, “Que Força é Essa” relaciona artefactos gráficos exibidos em manifestações com documentos visuais e audiovisuais e a sua dimensão performativa.
A Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. A primeira edição decorrerá entre setembro e dezembro de 2019 em diversos locais das cidades de Matosinhos e do Porto. Em torno do tema Post Millennium Tension, a programação da PDB’19 propõe uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. Promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos, é organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.
Quando: de 19 de setembro a 8 de dezembro de 2019
Onde: Casa da Arquitectura

Exposição FRONTIERE – Expressões do Design Contemporâneo – Casa do Design
A exposição Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano. Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.
A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.
De novos materiais e consequentes aplicações, até novos projetos de reciclagem, baseados numa ideia diferente de cultura material, ainda hoje muito ligada à necessidade exacerbada de consumo, estes projetos aspiram uma proposta regenerativa capaz de introduzir mudanças e produzir ações e objetos duráveis.
Quando: 19 de setembro a 8 de dezembro
Onde: Casa do Design

Exposição "a fusão dos opostos: cruzeiro seixas / eurico gonçalves" – Galeria Municipal de Matosinhos
Pela primeira vez, dois dos mais importantes nomes do surrealismo português e europeu surgem juntos numa exposição na Galeria Municipal de Matosinhos.
Com curadoria de Dalila D’Alte Rodrigues, a exposição intitulada “A Fusão dos Opostos: Cruzeiro Seixas / Eurico Gonçalves” dará a conhecer em Matosinhos 76 obras (pintura, desenho e objetos), algumas das quais nunca vistas antes publicamente, que refletem o antagonismo expresso nos seus estilos tão distintos.
Quando: de 28 de setembro a 9 de novembro de 2019 | horário: Segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura
“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vai inaugurar, em outubro, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que vai ficar patente até 6 setembro de 2020.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio transato, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Esta mostra e respetivo catálogo (editado pela Casa da Arquitectura e pela Yale University Press), têm um propósito eminentemente documental, de abertura do arquivo ao público, tornando-o disponível às mais diversas análises, interpretações, especulações.
O catálogo terá como ensaístas nomes como Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

“Dominguinhos” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019 
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping

0740
___02
3180
839
__8
__2
__2
__3
conversas_sob_as_estrelas_2019___03__nov
dest_ojm_lluc_casares
evento_artes_marciais