Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Salvé a Língua de Camões

imagem_salve
Datas
31.03.23

O cheiro dos velhos, de Caplan Neves (Cabo Verde)

“Na obra dramatúrgica O Cheiro dos Velhos, a ação decorre do conflito entre a realidade e a ficção, entre a verdade e a mentira, entre o odor da covardia e o cheiro dos velhos, uma metáfora sobre o cheiro mofo do velho e caduco Estado burocrático, encarnada por Osvaldo Pio – por sinal, nada piedoso – funcionário público, e A Velha, utente para a qual não se tem respeito nenhum, já que sem nome e sem identidade.”

Manuel Brito-Semedo

 

Numa era orientada para a teatralidade, onde o jogo de fantasias mediáticas e as cores histriónicas com que se enfeitam banalidades quotidianas embaçam as fronteiras entre “verdade” e “mentira”, estará a razão de um dos lados, no meio ou em lugar nenhum?

Sobre o autor

Caplan Bernardo Costa Neves

Natural de Porto Novo em Santo Antão, é residente no Mindelo em São Vicente. Caplan é licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde e exerce funções como psicólogo e professor do ensino secundário.

É co-fundador do Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo e mentor do projeto musical Blikitola.

Participou e teve trabalhos representados em vários festivais de teatro, nomeadamente em Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal, enquanto dramaturgo, músico, ator, encenador e cenógrafo.

Publicou o livro “Coleção Dramaturgia Nacional – Caplan Neves”, (coletânea de peças teatrais) pela Associação Mindelact. Foi premiado nas categorias Melhor Dramaturgo do Ano e Melhor Peça de Teatro pelos Mindel Awards – Melhores do Ano de 2011 e 2012. Em 2018 foi um dos dramaturgos convidados para a residência dramatúrgica de Matosinhos, integrada no programa Literatura em Viagem. A sua obra, “O Cheiro dos Velhos”, foi vencedora do 2.º Concurso Nacional de Dramaturgia do Centro Cultural Português 2019-2020 (2020).

O Ciclo “Salvé a Língua de Camões” tem como objetivo a defesa e difusão da língua portuguesa, através de leituras dramatizadas de autores emergentes e consagrados da literatura lusófona.

. Dramaturgia: Caplan Neves (CV)

. Encenação: William Gavião, Cia. Teatro Reactor

. CE: +14 anos

. Duração: 70 minutos

. Informações e reservas: casadobosque@cm-matosinhos.pt  / 229392410

. Museu Quinta de Santiago| 31 de março | 21h30

. Entrada: €1,00

Salvé a Língua de Camões

Morada
R. Vila Franca 134, 4450-802 Leça da Palmeira, Portugal
Coordenadas
Latitude
41.192948
Longitude
-8.69134
Horário

21h30

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
19 visualizações

Próximos

Sugestões