Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

The Reasons Offsite

As minhas visitas

Chart?chst=d map spin&chld=0
imagem_casa_arquitectura
Datas
04.06.22 a 25.09.22

Arquitetura pré-fabricada em exposição virtual

Com curadoria e projeto expositivo do estúdio SUMMARY, a exposição virtual/imaterial "The Reasons Offsite" debruça-se sobre sistemas construtivos modulares e pré-fabricados e conta com as participações de Pedro Ignacio Alonso & Hugo Palmarola, Jorge Christie & Martín Alvarez, Pablo Jimenez-Moreno e Yona Friedman.

Patente na Galeria da Casa da Arquitectura de 4 de junho a 25 de setembro, "The Reasons Offsite" oferece uma experiência imersiva através da realidade virtual. Trata-se de uma exposição sobre arquitetura modular e pré-fabricada que esteve patente na Salt Gallery do Boston Society of Architects (EUA, Março de 2019), na Neufert Box Weimar, integrando o programa oficial do Centenário da Bauhaus (Alemanha, Setembro de 2019), e no KÉK – Contemporary Architecture Centre Budapest (Hungria, Outubro de 2019).

No desenvolvimento deste projeto, a SUMMARY trabalhou em estreita colaboração com vários arquitetos de diferentes partes do mundo, ligados à investigação e à curadoria. Entre estes, encontram-se arquitetos emergentes como Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie e Martín Alvarez, mas também académicos amplamente reconhecidos neste campo como Pedro Alonso e Hugo Palmarola, curadores do pavilhão chileno na Bienal de Veneza de 2014 onde obtiveram o Leão de Prata, e Yona Friedman, professor convidado em Harvard, MIT e Princeton.

O objetivo da exposição é fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução da arquitetura modular e pré-fabricada (arquitetura “offsite”), desde o século XVII até à contemporaneidade, através de uma visão crítica e prospetiva. The Reasons Offsite apresenta 25 edifícios ou sistemas construtivos que tenham desempenhado o papel de percursores no campo da construção pré-fabricada e modular, incluindo neste grupo projetos anónimos, mas também obras de autores mundialmente conhecidos como Jean Prouvé, Buckminster Fuller, Shigeru Ban ou MVRDV.

Este trabalho apresenta o tríptico clássico de qualquer exposição de arquitetura: imagens, textos e maquetas. Contudo, neste caso, esses elementos são apresentados virtualmente. Os visitantes utilizam um Oculus Rift Kit que os transportam para um espaço virtual de 20x20m, onde podem percorrer a exposição, selecionar de forma interativa os conteúdos que pretendem observar e até manusear as maquetas expostas para conseguirem analisá-las de todos os ângulos. Trata-se, portanto, de uma exposição essencialmente imaterial, que não implica o transporte e a instalação e grandes objetos, e que, por conseguinte, não produz lixos ou resíduos após as sucessivas montagens e desmontagens. Este aspeto contribui ainda para a flexibilidade deste projeto, que pode ser exibido em locais com diferentes dimensões ou configurações.

O contexto atual – com o vertiginoso aumento da população urbana, com a crescente necessidade de imediatismo estimulada por um estilo de vida associado a marcas como Uber ou IKEA, e com a necessidade de execução de novos programas para a construção de habitação pública em tempo recorde – confirma a pertinência de The Reasons Offsite, como investigação e como tentativa de redescoberta do conceito de pré-fabricação, dando a conhecer a sua história mas também especulando sobre o seu futuro.

Entre aqui para mais informações

 The Reasons Offsite

Morada
Av. Menéres 456, 4450-189 Matosinhos, Portugal
Coordenadas
Latitude
41.17855707023794
Longitude
-8.68692398071289
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
2 visualizações

Próximos

Sugestões