Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Cuidados a ter durante a caminhada


• Faça exercícios de alongamento antes e depois de cada caminhada.

• Comece com um ritmo suave até aquecer os músculos. Depois, a marcha deve ter um ritmo regular e contínuo, mas nunca demasiado acelerado.

• Descanse a cada uma ou duas horas, por cerca de 10 minutos, ou mais se necessário. Evite descansar apenas quando se sente exausto, pois a recuperação será muito mais lenta e difícil.

• Hidrate-se antes, durante e depois da caminhada. Recomenda-se que beba uma quantidade maior de água antes e depois de cada etapa, e que vá bebendo ao longo do percurso. Nunca percorra mais de 15km sem beber água, sobretudo em épocas de maior calor. Beber antes de ter sede pode evitar problemas como cãibras. Se consumir água de fontes ou nascentes, certifique-se antes que estas têm água potável.

• Deve dar particular atenção ao cuidado com os pés. Depois de fazer a sua higiene ou refrescar os seus pés, seque-os muito bem. Antes do início de cada etapa, é recomendável o uso de um creme, sobretudo entre os dedos e no calcanhar, para evitar bolhas. Use meias de caminhada sem costura e mantenha o seu calçado sempre seco.

• Previna-se da exposição solar excessiva através do uso de chapéu, óculos escuros e protetor solar. As pausas devem ser feitas em zona de sombra e o consumo de água aumentado nas alturas de maior calor, para evitar insolações e outros problemas.

• Adeque a sua alimentação à caminhada. Antes e durante a caminhada, prefira refeições ligeiras, mas que forneçam a energia de que necessita. Recomenda-se o consumo de alimentos frescos sempre que possível, bem como alimentos calóricos, que forneçam energia, evitando fadiga e quebras de tensão.

• Caminhe sempre em segurança. Ao longo de todo o percurso em direção a Santiago de Compostela, o peregrino irá cruzar imensas zonas urbanas, com estradas movimentadas, zonas industriais e outros perigos sobretudo para quem se desloca a pé. Use material refletor nas roupas e mochila e caminhe sempre nas bermas, prestando constante atenção aos potenciais perigos de cada zona. Evite locais demasiado isolados e planeie as suas etapas diárias de modo a terminá-las antes de anoitecer.