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Preparação física

A preparação física é indispensável para que a peregrinação seja feita da forma mais confortável possível. Esta deve ser iniciada o mais cedo possível antes da peregrinação.

Se não está habituado a caminhar longas distâncias, recomenda-se que comece por caminhadas curtas. A distância deve ser aumentada progressivamente, até que se sinta confortável com caminhadas longas. Deve ser estabelecido um plano de etapas, com a mesma distância média que as etapas diárias dos Caminhos (entre 20 e 30km). Sempre que possível, as caminhadas devem ser feitas em diferentes tipos de terreno.

Quando se aproximar a data do início da peregrinação, as caminhadas de preparação devem ser feitas com a roupa e o calçado que se prevê levar. Isto ajuda a evitar surpresas desagradáveis, percebendo se a escolha é acertada ou não, além de adaptar o calçado a usar ao seu pé. As últimas caminhadas de preparação também devem ser feitas com a mochila que se pretende levar, se possível já carregada com os objetos que irá transportar. Além de se habituar ao peso da mochila, ajuda a perceber se o mesmo é excessivo.

Caso não tenha a oportunidade de se preparar fisicamente para a realização do Caminho, recomenda-se que comece a peregrinação com etapas diárias mais curtas, cuja distância irá aumentando progressivamente. Note que além de ter em conta a sua própria resistência, deve planear as suas etapas em função dos locais de pernoita disponíveis ao longo do caminho.