Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

O que levar?

Para os peregrinos que fazem o Caminho a pé, é fundamental que o equipamento esteja adequado às características físicas do peregrino, bem como à altura do ano em que se escolhe fazer a peregrinação. De um modo geral, aconselha-se o seguinte equipamento:

• Mochila: deve ser leve, confortável e impermeável, sempre que possível com cintos no tórax e cintura, de modo a que o peso se distribua melhor pelo corpo. O peso da mochila não deve ultrapassar nunca 10% do peso corporal de quem a transporta. Deve ser feita uma seleção racional das roupas e objetos necessários, evitando sobrecarregar a mochila com objetos inúteis no início e ao longo do caminho.

• Calçado: deve ser o mais confortável possível, e adequado à caminhada em vários tipos de piso e condições climáticas. Recomenda-se calçado próprio para caminhadas “trekking”, confortável, impermeável e com solas aderentes. O calçado a usar nunca deve ser estreado na caminhada, uma vez que já deve estar adaptado ao formato do pé. Deve ser ainda previsto outro tipo de calçado a usar no final de cada etapa, nomeadamente chinelos para uso nas zonas de banho.

• Vestuário: a roupa escolhida deve ser adequada à época do ano, prevendo a possibilidade de chuva, independentemente da estação. No verão, aconselha-se o uso de roupas leves, de preferência de algodão. No inverno, a roupa deve ser quente, de lã ou forro polar. Dependendo da época do ano, deve ser considerado o uso de chapéu, boné ou gorro, bem como luvas e cachecol no inverno. As meias a usar durante a caminhada devem ser próprias para o efeito e sem costuras.

• Documentação: para além da Credencial, o documento de identificação pessoal (cartão de Cidadão) é obrigatório. O peregrino deve ainda fazer-se acompanhar do seu Boletim Individual de Saúde, no caso de necessitar de assistência médica. Para peregrinos naturais de Estados membros da União Europeia, recomenda-se o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).

• Outros objetos úteis: o peregrino deve transportar consigo um kit de primeiros socorros, bem como uma pequena bolsa com produtos de higiene pessoal. Óculos escuros e protetor solar são recomendados. Deve ser transportada uma toalha de banho. Outros objetos que podem ser úteis, tais como molas para secar roupa, cantil ou garrafa de água e telemóvel (equipamento indispensável no caso de alguma emergência, pelo que deve estar sempre operacional. Os modelos mais recentes são capazes de tirar boas fotografias, pelo que este aparelho pode substituir a máquina fotográfica, evitando assim o transporte de mais um objeto.)