Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Os Caminhos de Santiago

Os Caminhos de Santiago designam os percursos percorridos pelos peregrinos que, desde o século VIII se deslocam a Santiago de Compostela para venerar as relíquias do Apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro se encontra na Catedral dessa cidade espanhola. Esta peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa da Época Medieval, de tal forma que a sua importância apenas era superada pelas vias de peregrinação a Roma e Jerusalém.

Após ter praticamente caído no esquecimento durante séculos, desde os anos 1980 que a popularidade das peregrinações a Santiago tem vindo a crescer exponencialmente, ainda que as motivações se tenham alterado. Mais do que religioso, o Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural por excelência, percorrido por milhares de pessoas todos os anos.

Matosinhos acompanha de perto este ressurgimento dos Caminhos, uma vez que a sua integração nos itinerários jacobeus – mais que justificada pelas tradições e lendas da região – surge reforçada pela redefinição do chamado Caminho Português da Costa. A tendência de empurrar ainda mais para a linha do Atlântico esta variante do Caminho, que se desenvolveu a partir do mercado alemão, transformou Matosinhos num ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago pelo litoral português, e são cada vez mais os que o fazem.

imagem