Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Lenda das Fanecas dos três F’s

A fama e arte de cozinhar bom peixe em Matosinhos, já vem de tempos bem remotos.


Em 1832, D. Pedro IV e suas tropas liberais, desembarcaram em Pampelido, no areal da praia dos Ladrões, hoje conhecida como praia da Memória, em Leça da Palmeira, para lutarem contra o regime absolutista, em Portugal.
Esfomeado, D. Pedro procura uma taberna local, onde o único petisco servido eram, segundo o taberneiro, as Fanecas dos três F’s – Fanecas Frescas e Fritas.
D. Pedro IV delicia-se com o manjar, mas não tenciona pagar a despesa, dizendo ao taberneiro, que o confunde com um oficial do exército, para acrescentar mais um F ao seu peixe - Fanecas Frescas, Fritas e… Fiadas.
Furioso, mas receoso do suposto oficial, o taberneiro diz-lhe que teria de pagar da próxima vez que lá passasse. No entanto, D. Pedro IV estava apenas a divertir-se com o taberneiro e paga-lhe nesse mesmo dia. Sabendo, só no dia seguinte, que o oficial que servira era D. Pedro IV, o taberneiro adotou como slogan o dito de el-rei - Fanecas Frescas, Fritas e… Fiadas.

Hoje, não serão fiadas, mas são frescas e habilidosamente cozinhadas as fanecas e todas as maravilhas do mar servidas em Matosinhos.

imagem