Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Lenda do Sr. de Matosinhos

O monumento do Senhor de Padrão situado junto à praia do Titã, bem perto das características ruas de restauração com os fogareiros sempre a assar o melhor peixe do mundo, assinala o local onde foi encontrada a imagem de Nosso Senhor de Matosinhos.

Reza a lenda que São Nicodemos, um escultor amigo de Jesus e que à sua crucificação, terá esculpido mais de quatro imagens em tamanho real, sendo a do Senhor de Matosinhos considerada a primeira e a mais fiel ao rosto de Cristo.

A imagem esculpida em madeira oca, para esconder os instrumentos da Paixão de Cristo, foi atirada ao mar Mediterrâneo, pelo próprio Nicodemos, para escapar à fogueira, vindo ter à praia de Matosinhos, já sem um braço.

Meio seculo se passou, sem que num artista conseguisse reproduzir o braço que faltava à milagrosa imagem de Nosso Senhor de Bouças, até então guardada e venerada pela população de Bouças. Mais tarde, uma mulher encontra, na praia da Matosinhos, um pedaço de madeira que leva para casa, para pôr a arder na lareira. Contudo, sempre que o deitava ao fogo, o misterioso pedaço de madeira saltava para fora da lareira, o que leva a filha, muda de nascença, a falar pela primeira vez, para dizer que aquele pedaço de madeira era o braço do Nosso Senhor de Bouças, ficando assim a imagem completa. Desta forma, concretizou-se mais um milagre, que deixou a população ainda mais devota.

Após a mudança da imagem para a nova igreja, construída em Matosinhos no século XVI, o Nosso Senhor de Bouças passou a ser conhecido por Nosso Senhor de Matosinhos, vindo daí a tradição das festas, que em sua honra se realizam todos os anos, passado sete semanas a seguir à Páscoa.

imagem