Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Estação Náutica de Matosinhos

Estacoes nauticas  1  1 980 700
Estacoes nauticas  2  1 980 700
Estacoes nauticas  3  1 980 700
Estacoes nauticas  4  1 980 700
Estacoes nauticas  5  1 980 700
Estacoes nauticas  6  1 980 700
16 Novembro 2018

Candidatura foi uma das 15 selecionadas

Dinamizar o turismo náutico de qualidade em Portugal. É este o principal objetivo da Estação Náutica, um projeto desenvolvido pela Fórum Oceano e Associação Empresarial de Portugal, com o apoio da FEDETON - Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques, Ministério do Mar, Turismo de Portugal e Ministério da Educação.

Consiste numa rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A candidatura do município de Matosinhos foi uma das 15 selecionadas.

À Estação Náutica de Matosinhos juntam-se ainda as de Alto Minho, Aveiro, Avis, Baixo Guadiana, Castelo de Bode, Faro, Ílhavo, Lago de Alqueva, Litoral Cascais, Murtosa, Oeste, Sines, Vagos, Vilamoura.

Além de 43 municípios envolvidos de todo o país, este projeto conta com o envolvimento de 500 parceiros, entre os quais cerca de 300 empresas.

A cerimónia de entrega de certificados decorreu hoje- Dia Nacional do Mar- no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no âmbito da 8ª edição do Business2Sea - Fórum do Mar 2018.

Presentes estiveram o diretor-geral de Política do Mar, Ruben Eiras, e do presidente da direção do Fórum Oceano, António Nogueira Leite.

Os produtos turísticos que Matosinhos se propôs promover são três. O primeiro é o “World’s Best Fish”, que inclui atividades náuticas (surf, bodyboard, pesca desportiva, passeios de barco, stand up paddle, kayak, canoagem), gastronomia e vinhos (almoço/jantar num restaurante em Matosinhos; almoço/jantar numa embarcação), e outras atividades como a visita a 7 locais de interesse arquitetónico e patrimonial, animação noturna, compras.

“Explorar Matosinhos” é o segundo e apresenta, além das atividades náuticas e da gastronomia e vinhos, a possibilidade de realizar bike tours pelos passadiços, vias pedonais e ciclovias, de fazer caminhadas, equitação ou piqueniques.

Por fim, “Matosinhos D’Ouro” prevê, além das atividades náuticas e da gastronomia e vinhos, atividades como um cruzeiro no rio Douro, fazer a Douro Tour ou uma Wine Tour, ou participar num programa de Vindimas.

O Conselho de Estação Náutica de Matosinhos conta 24 parceiros, entre os quais, a Câmara Municipal, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, agrupamentos de escolas, centros de formação, escolas de surf, restaurantes, hotéis, associações, unidades de indústria conserveira e empresas.