Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Álvaro Siza Vieira

A inovação, a mudança, a harmonia

Álvaro Siza Vieira A inovação, a mudança, a harmonia Álvaro Siza conquistou uma posição de destaque nacional e internacional que poucos se atrevem aÁlvaro Siza Vieira almejar. As obras de Siza diferenciam-se pelos seus traços arrojados e pela integração no meio, granjeando-lhe projeção e fama pelo mundo fora.
Siza Vieira deu os primeiros passos da sua profícua carreira na sua cidade natal - Matosinhos. A edificação do seu projeto "4 Casas em Matosinhos", quando era ainda um estudante na Escola Superior de Belas Artes, abriu lugar à polémica, devido à sua audácia e características inovadoras para a época.
É em Matosinhos que se encontram alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos: a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), a Piscina das Marés (1961-1966), a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e mais recentemente a marginal de Leça da Palmeira (2006) que, para além de unir estas duas últimas obras, resulta num espaço adaptado às suas novas funções e características de centralidade e de espaço de lazer.

Passados mais de quarenta anos, as suas obras continuam a ser de uma inultrapassável contemporaneidade e alvo de um interesse crescente, principalmente depois da atribuição dos Prémio PRITZKER, 1992, considerado o Nobel da Arquitetura.

Uma das suas obras mais afetivas e diretamente a ele ligadas é a remodelação da casa dos seus pais em 1961, recentemente adquirida pela autarquia em sua homenagem, destinada a receber o testemunho da sua obra através da instalação do Centro de Documentação Álvaro Siza.

Centro de Documentação Álvaro Siza
A criação do Centro de Documentação sobre a obra e a pessoa do arquiteto tem por objetivo a sistematização de toda a informação disponível, nos seus diferentes suportes, e a sua divulgação generalizada, contribuindo para o conhecimento mundial da sua obra e da arquitetura contemporânea.

A implementação do Centro de Documentação pressupõe, numa primeira fase a obtenção, registo e sistematização de documentação relacionada com a vida e a obra do arquiteto, levando à criação de um fundo bibliográfico e documental, um arquivo de projetos, uma coleção de peças de mobiliário e design e um arquivo histórico relativo à arquitetura contemporânea.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO ÁLVARO SIZA e CASA DA ARQUITECTURA
Rua Roberto Ivens, nº 582 4450-248 Matosinhos Portugal
Telefones: + 351 222 404 663 / +351 933 301 622
E-mail: info@casadaarquitectura.pt 
Página Web: www.casadaarquitectura.pt 

Horário de abertura ao público:
Terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.
Encerrado às segundas, domingos e feriados.