Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Chancela

imagem

Chancela Restaurante 100%

Matosinhos é cada vez mais um destino de eleição nacional e internacional quando se pensa em almoçar ou jantar na área metropolitana do Porto. A fama dos nossos restaurantes, da sua qualidade e diversidade, é hoje um dos principais produtos turísticos do concelho e da região.

Impulsionado pela marca Matosinhos World’s Best Fish e por dinamizações como a Festa do Mar, o Congresso de Gastronomia ou os fins-de-semana gastronómicos, tem-se assistido ao contínuo desenvolvimento da restauração, setor de crucial importância económica no concelho.

Matosinhos está num percurso ascendente tendo como objetivo a excelência. O projeto CHANCELA RESTAURANTE 100% vem exatamente no seguimento desse objetivo e visa a atribuição de uma chancela que permita impulsionar e difundir as melhorias necessárias ao nível de HACCP (análise de perigos e pontos críticos de controlo). O sistema de análise de perigos e controlo de pontos críticos tem na sua base uma metodologia preventiva, com o intuito de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros. O projeto pretende ainda estimular a qualidade das instalações e do atendimento na restauração, através da valorização e disseminação de boas práticas.

Receber a CHANCELA RESTAURANTE 100% significa, para o estabelecimento, um atestado de excelência, atribuído pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos (AECM), Associação de Restaurantes de Matosinhos (ARM) e a Confraria do Mar.

No âmbito dos procedimentos inerentes a este projeto, será efetuada, numa primeira fase, uma visita aos estabelecimentos inscritos, implementada por técnicos credenciados. Serão avaliados, por meio de uma check-list critérios de higiene e segurança alimentar, higiene e segurança no trabalho, gestão de resíduos e de imagem e qualidade.

O restaurante terá de pontuar um valor mínimo igual ou superior a 70% (Bom – 70% a 89% de cumprimento ou Muito Bom – 90% aos 100% de cumprimento) dos parâmetros de avaliação para passar à fase seguinte, em que é efetuada uma visita de carácter sigiloso por parte da Comissão, para apreciação dos serviços oferecidos ao cliente.

Nesta 2ª fase, serão avaliados critérios como a imagem exterior, a qualidade geral do ambiente/espaço, a imagem do pessoal, o domínio das técnicas de serviço, o acolhimento e o atendimento. Será igualmente apreciada a ementa, a carta e a carta de vinhos, correção no pagamento, o serviço geral de mesa e a qualidade gastronómica da refeição, bem como a relação e a razoabilidade da qualidade/preço da refeição.

Acreditamos que esta será a continuação de um desafio inovador, dignificante e diferenciador que permitirá distinguir a restauração de Matosinhos pela Excelência.

As inscrições no projeto CHANCELA RESTAURANTE 100% decorrem até 31 de julho de 2016.

Para mais informações e consulta do regulamento:

REGULAMENTO CHANCELA RESTAURANTE 100%

AUTORIZAÇÃO PARA CONSUMO EM RESTAURANTE