Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Terra de memórias e tradições

Matosinhos turístico é incontornavelmente gastronomia, arquitetura contemporânea, os monumentos, as recriações históricas, a imensa costa marítima.


Da gastronomia, poder-se-á dizer que é a âncora. O peixe fresco, o marisco, as receitas de carne do Matosinhos interior, o tom e aroma de eterno arraial são desarmantes.


O Norte faz de Matosinhos o local de todas as celebrações. Vir almoçar, jantar, e voltar para um concerto, uma exposição, uma conferência, para a prática de um desporto, eis alguns dos inúmeros encantamentos desta terra de Mar, Movimento e Cultura.


Da arquitetura contemporânea, dever-se-á fatalmente falar de Álvaro Siza cujos laços a Matosinhos são fortíssimos. Desde logo ao nível das emoções: Álvaro Siza nasceu em Matosinhos, as suas primeiras memórias têm forçosamente o recorte, o aroma, os sons da sua cidade. Matosinhos foi deveras inspirador. Matosinhos guarda ciosamente as obras de Siza, as da sua juventude, ícones da arquitetura mundial, monumentos nacionais: a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, construídas entre as rochas, não fossem - diria ao tempo o seu Autor - quebrar a vista da linha do mar.

É o turismo de perto e que atravessa o mar para ver as obras do Mestre, mas também as de Fernando Távora, Alcino Soutinho, Souto Moura.


Venha a pé, pelo sul, junto ao mar, entre na despojada marginal de Souto Moura, olhe a lendária Praia de Matosinhos fervilhante de magia e de símbolos - génese das muitas peregrinações e festas populares. Venha por onde vier, tome-se de amores por Matosinhos