Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

MOTOS DE PORTUGAL

Datas
21.09.17 a 03.02.18

A exposição Motos de Portugal, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela ESAD IDEA, com lugar na Casa do Design Matosinhos, apresenta uma visão da produção nacional de motociclos, enquadrada na história do século XX em Portugal e no mundo.

A exposição Motos de Portugal, com curadoria de Emanuel Barbosa, designer e docente da ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, pretende possibilitar uma fácil compreensão da produção nacional de motociclos e ciclomotores, através da criação de um percurso ao longo do tempo, enquadrando marcos históricos nacionais com a história do motociclo no século XX no mundo e em Portugal, proporcionando uma visão panorâmica das características destes veículos e da sua utilização. A exposição foi pensada como uma experiência cultural cuja ampla variedade reflete a nossa própria sociedade.

A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD IDEA Investigação em Design e Arte e tem lugar na Casa do Design Matosinhos.

A Casa do Design Matosinhos pretende afirmar-se como um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design com um enfoque no design português. A par de uma programação regular — centrada em exposições que suscitem reflexão e debate sobre a cultura do design contemporâneo ou, noutra perspetiva, que investiguem, recolham e preservem conhecimento histórico ligado à evolução do design nas suas diversas áreas — será criada uma coleção permanente e um acervo documental que potencializem a investigação e disseminação de conhecimento em design. Este projeto resulta de uma parceria entra a Câmara de Matosinhos e a ESAD IDEA e pretende afirmar-se por uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos mas, igualmente, pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional.

De veículo de lazer a veículo de trabalho, de exercício tecnológico a utensílio indispensável para o desempenho de atividades essenciais à sobrevivência de populações inteiras, o motociclo metamorfoseou-se e tornou-se num elemento indispensável na nossa sociedade contemporânea.

A indústria nacional de motociclos dá os primeiros passos no início do século XX, acompanha, com altos e baixos, todo o desenrolar do século e praticamente extingue-se no final do século.

O motociclo, inicialmente um fenómeno de elites, acaba por se democratizar e atinge o apogeu da produção nacional entre os anos 60 e 80, com a era da motorizada, nada mais nada menos que um motociclo de baixa cilindrada (até 50 cc) que satisfez as necessidades de mobilidade dos operários por ser o único veículo motorizado com custos compatíveis com os baixos salários praticados e com a reduzida taxa de alfabetização.

A sociedade portuguesa, pelas suas características, levou ao aparecimento de diversos fabricantes, alguns dos quais conseguiram sucesso no mercado internacional. O design dos seus modelos, na maioria dos casos, adapta à realidade nacional o que era desenvolvido no exterior.

O trabalho de investigação desenvolvido por Emanuel Barbosa possibilitou reunir e apresentar inúmero material documental (gráfico, vídeo), algum dele inédito. Catálogos, documentos fotos de época - serão alguns dos documentos que o visitante terá oportunidade de ver.

Durante a exposição, um programa de atividades paralelas irá permitir interações com especialistas, colecionadores, autores e intervenientes da indústria nacional.

imagem

Morada

Casa do Design
Av. Dom Afonso Henriques 573, 4450-009 Matosinhos

Coordenadas
Latitude
41.18369268364987
Longitude
-8.683474659919739
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1260 visualizações

Próximos

Sugestões