Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Turismo de Matosinhos

19 Setembro 2017


O Turismo em Matosinhos cresceu 81,43% nos primeiros oito meses de 2017

Desde o inicio deste ano, e até agosto, os dois postos de turismo de Matosinhos – Matosinhos e Leça da Palmeira – registaram um total de 19.975 visitantes, correspondendo a um aumento de 81.43% face ao período homólogo do ano passado. Este crescimento tem sido impulsionado pelo acréscimo global do número de turistas que visitam o Porto, sendo Matosinhos, pela proximidade e pela oferta impar ao nível da gastronomia e da orla costeira, um dos grandes focos de interesse e ponto de paragem obrigatório para quem dedica alguns dias a visitar o Grande Porto.

Paralelamente, o aumento do número de peregrinos no Caminho de Santiago pela Costa Atlântica também se mantém, contribuindo para este crescimento dos visitantes registado em Matosinhos. Até ao último mês, o afluxo de peregrinos aos postos de turismo aumentou 72.24% face ao período homólogo de 2016, correspondendo a 6.216 peregrinos desde janeiro de 2017.

As referências e sugestões de visita ao concelho feitas por outros peregrinos que por aqui passaram, assim como em blogues especializados, tem contribuído para o crescente afluxo destes turistas, que optam também pelo alojamento em Matosinhos. Alguns estabelecimentos de restauração local estão igualmente a aproveitar este fenómeno e criaram um menu especialmente dedicado a este público.

O crescimento registado beneficiou também da consolidação da iniciativa Rally Fish – Rota Gastronómica, que ocorre em simultâneo com o Rally de Portugal. Este ano verificou-se a adesão de 43 restaurantes, mais 16 do que na primeira edição, e também um aumento da visibilidade mediática do evento, impulsionando significativamente o número de interessados em experimentar os petiscos do roteiro.

Os passageiros que chegam ao Terminal de Cruzeiros e à Gare de Passageiros do Porto de Leixões continuam a ser regularmente acolhidos por técnicos do Turismo de Matosinhos, os quais disponibilizam informações sobre o concelho e promovem o que de melhor Matosinhos tem para oferecer. Neste período, refira-se, foi efetuada a receção a 22 navios, correspondendo a aproximadamente 2.500 atendimentos.

Os desportos aquáticos, em especial o surf e os eventos internacionais que as praias de Matosinhos e Leça têm acolhido – como o Wave Series e o Campeonato do Mundo de Vela –, têm-se revelado igualmente excelentes plataformas de promoção do destino Matosinhos, dando a conhecer a cidade e as suas potencialidades a atletas e público de diferentes nacionalidades.

A oferta de alojamento no concelho não é alheia ao aumento do turismo e tem sido alvo de constante melhoria, com o aparecimento de um grande número de alojamentos locais e a abertura recente de um hotel de quatro estrelas, que dispõe de 57 quartos e 5 salas de reunião, com capacidade até 350 pessoas.

Também nas plataformas digitais tem sido possível constatar o crescente interesse pelo concelho. O site Matosinhos World’s Best Fish soma já um total de 61.792 visitas desde o seu lançamento, tendo 28.424 dessas visitas sido contabilizadas desde o inicio deste ano. As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, são igualmente importantes meios de divulgação e de partilha de informação, contando a página do Facebook com um total de 43.130 seguidores e o Instagram 1.228. Quanto ao alcance das publicações no último mês, o número ascende às 320.557 pessoas.

Por último, há que considerar o impacto das feiras nacionais e internacionais em que o Turismo de Matosinhos tem marcado presença, divulgando os produtos turísticos estratégicos do concelho, incluindo a arquitetura, o património e a programação cultural. A época balnear que agora finda e as recriações históricas têm também contribuído para o acentuado crescimento do turismo em Matosinhos e para o impacte deste na economia local.

63
1000
2369
ALVARO_SIZA_CASA_DE_CHA_LECA_PORTUGAL_170714_P_02
CMM_Exterior_2