Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

14 sugestões para o fim de semana em Matosinhos!

Porto cruise terminal 035 1 980 2500
13 Setembro 2017

O Verão está quase a chegar ao fim, mas isso não é motivo para ficar em casa. Em Matosinhos há muito para ver e fazer.
Exposições, feiras, atividades desportivas, atividades para as famílias e muito mais para um fim de semana bem passado!
Aqui ficam algumas sugestões.

Desenlata - Festival de Arte Independente de Matosinhos 3ª edição – Matosinhos
Na sua terceira edição, o Festival Desenlata subordinado à temática: Mar e Horizonte, tem como objetivo e inspiração” o revivalismo dos espaços das antigas fábricas conserveiras, desenlatando, assim, lugares esmorecidos na memória”. Assumindo notoriamente a expressão da arte urbana, repensa e reinterpreta a evolução histórica da indústria conserveira no concelho (nascimento, expansão, crise, recuperação e situação atual).
Com curadoria de Filipe Granja, serão realizadas diversas iniciativas no âmbito da promoção do Festival de Arte Independente, associando-se a estas diferentes parcerias institucionais e empresariais, como a Fábrica Conservas Portugal Norte, a Escola Secundária Augusto Gomes, a Superbock e a Câmara Municipal, contando com a participação de reconhecidos nomes da arte intermural.
A Festival teve início a 2 de setembro e termina a 1 de outubro, destacando a ação de produção coletiva no centro de Matosinhos, na Rua Edmundo Alves Ferreira e a Exposição “Arte na Conserva: As melhores conservas do mundo”, na Loja interativa de Turismo de Matosinhos.
Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/1464?event_id=4229 
Quando: de 2 de setembro a 1 de outubro
Onde: Matosinhos

Dia do Porto de Leixões - Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos
No dia 16 de setembro, poderá visitar gratuitamente o premiado Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e usufruir da vasta programação preparada para esse dia cheio de animação.
Consulte o programa completo em: www.apdl.pt 
Quando: 16 de setembro, das 10h às 19h
Onde: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos

Regata Porto de Leixões - Matosinhos
No âmbito do Dia do Porto de Leixões, decorre, também a 16 de setembro, em Matosinhos, a Regata Porto de Leixões, uma prova de vela aberta a todas as classes com a organização do Clube Naval de Leça, e o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: 16 de setembro
Onde: Matosinhos

Exposição “O Oriente em Viagem”, de Ricardo Fonseca – Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
A exposição “O Oriente em Viagem”, está patente até ao dia 16 de setembro, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e apresenta o trabalho fotográfico de Ricardo Fonseca.
Quando: até 16 de setembro | Horário: Segunda a Sexta: 9h30 – 19h; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias” – Teatro Municipal Constantino Nery
Está patente, no Teatro Constantino Nery, a Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias”, composta por uma seleção de obras que integra a vasta coleção de olaria reunida pelo fotógrafo Cristóvam Dias e doada em 2015 à Autarquia. A exposição incluiu peças de figurado imaginário de artistas de nomeada como Júlia Ramalho, Rosa Ramalho, Manuel Macedo, Júlia Côta, Sérgio Amaral, Irmãos Mistério, entre outros.
Quando: até 30 de setembro, terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

Exposição OMDesign – Foco de excelência desde 1998– Museu da Quinta de Santiago
Até 24 de setembro, poderá visitar, no Museu da Quinta de Santiago, a exposição “OMDesign – Foco de excelência desde 1998”, que consiste numa mostra de design e prémios internacionais ganhos recentemente pela empresa de Leça da Palmeira.
Quando: até 24 de setembro
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Festas de aniversário no museu: “O museu é mais velho do que eu!” – Museu da Quinta de Santiago
O Museu da Quinta de Santiago promove festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos. As festas infantis incluem uma visita especial ao museu ou à cascata gigante e a realização de uma oficina. Os preços dependem do número de participantes: até 15 crianças: 5€ cada e a partir de 16 participantes: 4,50€, com um mínimo de 10 e máximo de 25 crianças. Para mais informações contatar casadobosque@cm-matosinhos.pt ou pelo telefone 229 392 410.
Quando: sábados, 16, 23 e 30 de setembro, das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago | Espaço Irene Vilar

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

“Albino não morre, só desaparece!" – Exposição fotográfica de Daniel Rodrigues - Galeria Manifesto no Mercado de Matosinhos
"Albino não morre, só desaparece!" é uma exposição inédita em Portugal, de um trabalho realizado para o New York Times pelo fotojornalista Daniel Rodrigues.
"Albino não morre, só desaparece!" é uma frase que nunca fez tanto sentido como hoje. A culpa ora recai nos curandeiros, ora na máfia de tráfico de órgãos. Subsiste a crença de que quem possuir um pedaço do corpo dum albino terá sorte ou dinheiro na vida. As imagens aqui expostas mergulham numa realidade sombria: desde 2014 que albinos de Moçambique e Malawi têm sido vítimas de sequestros, assassinatos e túmulos vandalizados. Lá são chamados de "dinheiro". No Malawi, desde janeiro 2015, num universo de 4.000 albinos, foram registados 19 homicídios e 100 casos de sequestros e tentativas de sequestro. Moçambique tem aproximadamente um albino por cada 16.000 habitantes e relatou cerca de 50 casos de abusos. O presente trabalho é um testemunho cru e um grito de alerta para esta realidade.
A entrada é livre.
Quando: até 27 de setembro |Horário: terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Passagens – Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Mais de 30 obras de arte contemporânea estão expostas no Terminal de Cruzeiros.
“Passagens: A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” reúne trabalhos de 26 artistas portugueses e internacionais, e resulta de uma parceria de Serralves com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e com a Câmara Municipal de Matosinhos.
Com curadoria de Miguel von Hafe Peréz, a exposição apresenta obras de Ignasi Aballí, Fernando Aguiar, António Barros, Rui Chafes, João Paulo Feliciano, Carla Filipe, Lívia Flores, Marcius Galan, Runa Islam, Ana Jotta, Richard Long, Cristina Mateus, Antoni Muntadas, Bruce Nauman, Maria Nordman, Paulo Nozolino, Dennis Oppenheim, Miguel Palma, Fernando José Pereira, Pedro Cabrita Reis, Sebastião Resende, Avelino Sá, António Sena, João Tabarra, Pedro Tudela e Gilberto Zorio.
A exposição está integrada num programa de Serralves que visa dar a conhecer a sua coleção ao grande público em outros locais para além do museu, permitindo o alargamento da rede de acesso ao acervo e uma maior aproximação das populações à arte e à cultura.
A exposição tem em conta a especificidade do Terminal de Cruzeiros, edifício desenhado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, pensado essencialmente para o embarque e desembarque de passageiros.
Mais informações em: http://www.apdl.pt/visitas-guiadas 
Quando: até 17 de setembro | domingos das 10h00 às 13h30
Onde: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Exposição documental “Correspondência Irmã Lúcia-G.Thedim” - Sala-Museu G. Thedim
A correspondência inédita trocada entre Guilherme Thedim e a irmã Lúcia, da qual resultou a imagem cultuada em Fátima, estará no centro de uma exposição documental que será inaugurada no dia 18 de maio, na Sala-Museu Guilherme Thedim, em Santa Cruz do Bispo.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a mostra ficará parente até ao final do ano e dá conta da relação de amizade que o escultor estabeleceu com a alegada vidente e das indicações que permitiram a Thedim criar a imagem de Fátima.
Guilherme Ferreira Thedim foi, ao longo do século XX, autor das imagens sacras que decoram inúmeros altares da Europa, Ásia, Africa, Oceânia e América. A criação, em 2009, de um espaço museológico na terra onde residiu e trabalhou durante cerca de 50 anos tem permitido à Câmara Municipal de Matosinhos preservar e divulgar o espólio doado à autarquia pelos herdeiros do escultor.
Informações e marcações: muma@cm-matosinhos.pt  / 939799008
Quando: até ao final do ano
Onde: Sala-Museu G. Thedim, Largo da Viscondessa, 4455-860 Santa Cruz do Bispo, Horário: 2ª a 6ª feira: 09h00 – 12h30/ 14h00 – 17h30

Almanaque - Design Português em Revista – Casa do Design de Matosinhos
Está patente, na Casa do Design de Matosinhos, a exposição “Almanaque – Design Português” com curadoria de José Bártolo. A exposição é constituída por revistas da coleção de José Bártolo, que permite recompor cerca de 150 anos de história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4602 
Quando: de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

MAR Shopping Food Experience 2017” - Mar Shopping
O Mar shopping promove fins de semana animados, com eventos e atividades para todos os gostos. De sexta-feira a domingo, a programação é vasta e diversificada, incluindo concertos, performances musicais, workshops, noites mágicas e muito mais. A entrada é livre. Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/events 
Quando: sextas, sábados e domingos
Onde: Mar Shopping

Dominguinhos: Atelier de ciências – “Descolar para mostrar” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2017 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Este domingo será dedicado ao atelier de ciências, onde os mais pequenos desenvolver uma atividade didática. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Quando: 17 de setembro, domingo, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping.

  • 200622011152093255 1 980 700
    200622011152093255 1 139 90
  • Foto terminal   cr ditos jo o ferrand 1 980 700
    Foto terminal   cr ditos jo o ferrand 1 139 90
  • Guilherme tedim 1 980 700
    Guilherme tedim 1 139 90