Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Matosinhos está sempre em movimento.

19 Julho 2017

Com o calor não faltam eventos e atividades para um fim de semana cheio de boa disposição!
Aqui ficam algumas sugestões.

Moda Mar – Real Vinícola
O dia 22 de julho ficará marcado pela cerimónia de Inauguração do Edifício Real Vinícola, na Avenida Menéres, em Matosinhos. Durante a iniciativa decorrerá um Desfile de moda, com peças de estilistas e designers de moda, numa noite cheia de beleza e glamour. Muitas surpresas estarão à sua espera, não perca a oportunidade de conhecer de perto as novidades da moda!
Quando: 22 de julho | Descerramento da placa inaugurativa | 21h30
Moda Mar | 22h00
Onde: Real Vinícola (Av. Menéres, Matosinhos)

Feira dos Golfinhos – Jardim Basílio Teles
Se gosta de colecionismo e de antiguidades, não perca a Feira dos Golfinhos, já neste domingo!
A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês nesse amplo espaço diante dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. A fama da Feira dos Golfinhos já mereceu destaque, em Londres, na B.B.C.
Quando: ao quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Quinzena Cultural de S. Mamede de Infesta – Praça da Cidadania, S. Mamede de Infesta
Durante quinze dias, a Praça da Cidadania, S. Mamede de Infesta, estará em festa, com uma vasta e variada programação, que inclui música, dança, folclore, concertos, atividades e muita animação.
Quando: de 21 de julho a 6 de agosto
Onde: Praça da Cidadania, S. Mamede de Infesta

Põe-te a Mexer… nas Marginais – Marginal de Leça da Palmeira
No dia 23 de julho, pelas 10h30, na marginal de Leça da Palmeira, realizar-se-á mais um “Põe-te a Mexer… nas Marginais”, com muita energia e boa-disposição. A participação é gratuita. Aproveite esta oportunidade para se se divertir, enquanto pratica exercício ao ar livre!
Quando: 23 de julho, pelas 10h30 até às 12h00
Onde: Marginal de Leça da Palmeira

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Festas de aniversário no museu: “O museu é mais velho do que eu!” – Museu da Quinta de Santiago
O Museu da Quinta de Santiago promove festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos. As festas infantis incluem uma visita especial ao museu ou à cascata gigante e a realização de uma oficina. Os preços dependem do número de participantes: até 15 crianças: 5€ cada e a partir de 16 participantes: 4,50€, com um mínimo de 10 e máximo de 25 crianças. Para mais informações contatar casadobosque@cm-matosinhos.pt ou pelo telefone 229 392 410.
Quando: sábados, 22 e 29 de julho, das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago | Espaço Irene Vilar

Vem Descobrir a Cascata Gigante – Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar
Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
Quando: Visita: Terça a Domingo e Feriado: 10h-13h/15h - 18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

“Albino não morre, só desaparece!" – Exposição fotográfica de Daniel Rodrigues - Galeria Manifesto no Mercado de Matosinhos
"Albino não morre, só desaparece!" é uma exposição inédita em Portugal, de um trabalho realizado para o New York Times pelo fotojornalista Daniel Rodrigues.
"Albino não morre, só desaparece!" é uma frase que nunca fez tanto sentido como hoje. A culpa ora recai nos curandeiros, ora na máfia de tráfico de órgãos. Subsiste a crença de que quem possuir um pedaço do corpo dum albino terá sorte ou dinheiro na vida. As imagens aqui expostas mergulham numa realidade sombria: desde 2014 que albinos de Moçambique e Malawi têm sido vítimas de sequestros, assassinatos e túmulos vandalizados. Lá são chamados de "dinheiro". No Malawi, desde janeiro 2015, num universo de 4.000 albinos, foram registados 19 homicídios e 100 casos de sequestros e tentativas de sequestro. Moçambique tem aproximadamente um albino por cada 16.000 habitantes e relatou cerca de 50 casos de abusos. O presente trabalho é um testemunho cru e um grito de alerta para esta realidade.
A entrada é livre.
Quando: até 27 de setembro |Horário: terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
Onde: Galeria Manifesto no Mercado de Matosinhos

Passagens – Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Mais de 30 obras de arte contemporânea estão agora expostas no Terminal de Cruzeiros.
“Passagens: A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” reúne trabalhos de 26 artistas portugueses e internacionais, e resulta de uma parceria de Serralves com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e com a Câmara Municipal de Matosinhos.
Com curadoria de Miguel von Hafe Peréz, a exposição apresenta obras de Ignasi Aballí, Fernando Aguiar, António Barros, Rui Chafes, João Paulo Feliciano, Carla Filipe, Lívia Flores, Marcius Galan, Runa Islam, Ana Jotta, Richard Long, Cristina Mateus, Antoni Muntadas, Bruce Nauman, Maria Nordman, Paulo Nozolino, Dennis Oppenheim, Miguel Palma, Fernando José Pereira, Pedro Cabrita Reis, Sebastião Resende, Avelino Sá, António Sena, João Tabarra, Pedro Tudela e Gilberto Zorio.
A exposição está integrada num programa de Serralves que visa dar a conhecer a sua coleção ao grande público em outros locais para além do museu, permitindo o alargamento da rede de acesso ao acervo e uma maior aproximação das populações à arte e à cultura.
A exposição tem em conta a especificidade do Terminal de Cruzeiros, edifício desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva, pensado essencialmente para o embarque e desembarque de passageiros.
Mais informações em: http://www.apdl.pt/visitas-guiadas 
Quando: até 17 de setembro | domingos das 10h00 às 13h30
Onde: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Exposição "Arquipélagos e sinais” de Francisco Laranjo – Galeria Municipal
As obras de pintura do artista plástico, Francisco Laranjo, vão estar disponíveis na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 22 de julho.
Quando: até 22 de julho de 2017 | Horário: seg. – sex. :9h00 - 12h30 e 14h00 – 17h00; sábados e feriados: 15h00 – 18h00; domingos: encerra
Onde: Galeria Municipal

Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias” – Teatro Municipal Constantino Nery
Está patente, no Teatro Constantino Nery, a Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias”, composta por uma seleção de obras que integra a vasta coleção de olaria reunida pelo fotógrafo Cristóvam Dias e doada em 2015 à Autarquia. A exposição incluiu peças de figurado imaginário de artistas de nomeada como Júlia Ramalho, Rosa Ramalho, Manuel Macedo, Júlia Côta, Sérgio Amaral, Irmãos Mistério, entre outros.
Quando: até 30 de setembro
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

Exposição OMDesign – Foco de excelência desde 1998– Museu da Quinta de Santiago
Até 24 de setembro, poderá visitar, no Museu da Quinta de Santiago, a exposição “OMDesign – Foco de excelência desde 1998”, que consiste numa mostra de design e prémios internacionais ganhos recentemente pela empresa de Leça da Palmeira.
Quando: até 24 de setembro
Onde: Museu da Quinta de Santiago

“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” – Casa do Design de Matosinhos
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” estará patente até 2 de setembro, na Casa do Design de Matosinhos, mostrando a história da editora discográfica criada no Porto, em 1956, por Arnaldo Trindade, responsável também por um dos mais singulares percursos de uma instituição cultural portuguesa.
Com curadoria de José Bártolo, a exposição dá continuidade à aposta da Casa do Design de Matosinhos na investigação e divulgação da história do design português.
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” concederá natural destaque ao trabalho gráfico das capas de discos, nas quais se destacam designers como José Santa-Bárbara, Fernando Aroso, José Brandão, José Luís Tinoco ou Alberto Lopes, e à importância de fotógrafos como Fernando Aroso, Eduardo Gageiro, Álvaro João, Nick Boothman, João Paulo Sotto Mayor ou Patrick Ullmann.
Quando: até 2 de setembro de 2017 | de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |Encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

Almanaque - Design Português em Revista – Casa do Design de Matosinhos
Está patente, na Casa do Design de Matosinhos, a exposição “Almanaque – Design Português” com curadoria de José Bártolo. A exposição é constituída por revistas da coleção de José Bártolo, que permite recompor cerca de 150 anos de história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4602 
Quando: de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |Encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

MAR Shopping Food Experience 2017” - Mar Shopping
O Mar shopping promove fins de semana animados, com eventos e atividades para todos os gostos. De sexta-feira a domingo, a programação é vasta e diversificada, incluindo concertos, performances musicais, workshops, noites mágicas e muito mais. A entrada é livre. Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/events 
Quando: sextas, sábados e domingos
Onde: Mar Shopping

Dominguinhos: Atelier de educação ambiental – “Uma flor para a avó!” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2017 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Este domingo será dedicado ao atelier de educação ambiental, onde os mais pequenos poderão desenvolver uma atividade didática. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Quando: 23de julho, domingo, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping.