Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
google plus

Este fim de semana viaje até à época romana

Dest cayo carpo wbf 1 980 2500
14 Junho 2017

Está oficialmente aberta a época das recriações históricas em Matosinhos!
Este fim de semana viaje até à época romana, com a recriação histórica da Lenda do Cayo Carpo e descubra também muitos outros eventos e atividades que Matosinhos tem para lhe oferecer! Consulte aqui algumas sugestões.

Lenda do Cayo Carpo – Feira Romana- Praia do Titã – Matosinhos
Entre os dias 16 e 18 de junho, as legiões romanas passarão por Matosinhos e na Praia do Titã, local da Lenda de Cayo Carpo, junto ao monumento do Senhor do Padrão, estará montada uma feira com a mais diversas atrações da época romana. Na Lenda de Cayo Carpo, serão encenados factos histórico-lendários que explicarão a associação da vieira aos Caminhos de Santiago, bem como a origem do topónimo Matosinhos.
Mais informações em:
http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4890 
Quando: de 16 a 18 de junho | Horário: Dia 16: 17H à 01H; Dia 17: 12H à 01H; Dia 18: 12H às 22H
Onde: Praia do Titã, junto ao monumento do Senhor do Padrão – Matosinhos

Campeonato Nacional de Solodance e Pares de Dança - Pavilhão Municipal de Custóias
De 15 a 18 de junho, no Pavilhão Municipal de Custóias, terá lugar uma prova de patinagem artística, o Campeonato Nacional de Solodance e Pares de Dança, onde competirão atletas desta modalidade. A iniciativa, promovida pela Rolar de Matosinhos, tem o apoio da Matosinhos Sport e Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: de 15 a 18 de junho
Onde: Pavilhão Municipal de Custóias

Liga Europeia de Voleibol 2017– Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
De 16 a 18 de junho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, realizar-se-á a Liga Europeia de Voleibol, competição organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, Matosinhos Sport e pela Câmara Municipal de Matosinhos, no intuito de promover a modalidade e o concelho. Venha apoiar os atletas!
Quando: de 16 a 18 de junho
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Open day - Incubadora de Design – Incubadora de Design (Mercado Municipal de Matosinhos)
A incubadora de Design (Mercado Municipal de Matosinhos) promove no dia 17 de junho, entre as 10h00 e as 18h00 o Open Day - Incubadora de Design.
Os espaços de todas as empresas estarão abertos ao público com uma proposta de programação, que incluirá workshops, demonstrações, conversas, entre outras atividades.
A iniciativa, que pretende abrir a Incubadora ao Mercado e à Cidade, conta também com a presença de um DJ e serviço de catering (servido pelas empresas de restauração do mercado). O evento destinado ao público em geral, com especial interesse para designers e frequentadores do Mercado, tem como objetivos a promoção da Incubadora de Design e promoção da oferta existente nos espaços de restauração do mercado de Matosinhos.
Quando: 17 de junho, pelas 10h00 até 18h00
Onde: Incubadora de Design (Mercado de Matosinhos)

Concerto Coral Sinfónico – Bailado e Pirotécnico – junto ao Mosteiro de Leça do Balio
No âmbito do 25º aniversário das marchas de Leça do Balio, realizar-se-á no dia 17 de junho, pelas 21h30, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, um concerto coral, acompanhado de bailado e pirotecnia de Viana & Filhos, com a Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra, ensemble de oito Vozes líricas e o Ballet Arte da Escola de Música, contando ainda com a participação do Carrilhão do Mosteiro
Um espetáculo a não perder!
Quando: 17 de junho, pelas 21h30
Onde: junto ao Mosteiro de Leça do Balio

Tertúlias de Cultura Portuguesa - 150 anos do nascimento de Raul Brandão e António Nobre – Museu da Quinta de Santiago
No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão e António Nobre., o Museu da Quinta de Santiago promove um conjunto de tertúlias relacionadas com os autores Raul Brandão e António Nobre, que começam já no próximo dia 17 de junho, pelas 14h30, estando já agendadas outras sessões para setembro, outubro e novembro.
Informação atualizada em tertuliasdeculturaportuguesa.tumblr.com .
Quando: 17 de junho, pelas 14h30
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Exposição OMDesign – Foco de excelência desde 1998– Museu da Quinta de Santiago
Até 9 de julho, poderá visitar, no Museu da Quinta de Santiago, a exposição “OMDesign – Foco de excelência desde 1998”, que consiste numa mostra de design e prémios internacionais ganhos recentemente pela empresa de Leça da Palmeira.
Quando: até 9 de julho
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias” – Teatro Municipal Constantino Nery
Está patente, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias”, composta por uma seleção de obras que integra a vasta coleção de olaria reunida pelo fotógrafo Cristóvam Dias e doada em 2015 à Autarquia. A exposição incluiu peças de figurado imaginário de artistas de nomeada como Júlia Ramalho, Rosa Ramalho, Manuel Macedo, Júlia Côta, Sérgio Amaral, Irmãos Mistério, entre outros.
Quando: até 23 de julho
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Exposição de pintura "Fogo no Paiol" de Alberto Péssimo– Galeria Municipal de Matosinhos
Até 17 de junho, está patente, na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição de pintura "Fogo no Paiol" de Alberto Péssimo, composta pelas suas obras mais recentes.
Quando: até 17 de junho | Horário: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados das 15h00 às 18h00. Encerra aos domingos
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” – Casa do Design de Matosinhos
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” estará patente até 2 de setembro, na Casa do Design de Matosinhos, mostrando a história da editora discográfica criada no Porto, em 1956, por Arnaldo Trindade, responsável também por um dos mais singulares percursos de uma instituição cultural portuguesa.
Com curadoria de José Bártolo, a exposição dá continuidade à aposta da Casa do Design de Matosinhos na investigação e divulgação da história do design português.
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” concede natural destaque ao trabalho gráfico das capas de discos, nas quais se destacam designers como José Santa-Bárbara, Fernando Aroso, José Brandão, José Luís Tinoco ou Alberto Lopes, e à importância de fotógrafos como Fernando Aroso, Eduardo Gageiro, Álvaro João, Nick Boothman, João Paulo Sotto Mayor ou Patrick Ullmann.
Quando: até 2 de setembro de 2017 | de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

Almanaque - Design Português em Revista – Casa do Design de Matosinhos
Está patente, na Casa do Design de Matosinhos, a exposição “Almanaque – Design Português” com curadoria de José Bártolo. A exposição é constituída por revistas da coleção de José Bártolo, que permite recompor cerca de 150 anos de história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Mais informações em : http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4602 
Quando: de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

Exposição documental “Correspondência Irmã Lúcia-G.Thedim” - Sala-Museu G. Thedim
A correspondência inédita trocada entre Guilherme Thedim e a irmã Lúcia, da qual resultou a imagem cultuada em Fátima, estará no centro de uma exposição documental que inaugurou no dia 18 de maio, na Sala-Museu Guilherme Thedim, em Santa Cruz do Bispo.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a mostra ficará parente até ao final do ano e dá conta da relação de amizade que o escultor estabeleceu com a alegada vidente e das indicações que permitiram a Thedim criar a imagem de Fátima.
Guilherme Ferreira Thedim foi, ao longo do século XX, autor das imagens sacras que decoram inúmeros altares da Europa, Ásia, Africa, Oceânia e América. A criação, em 2009, de um espaço museológico na terra onde residiu e trabalhou durante cerca de 50 anos tem permitido à Câmara Municipal de Matosinhos preservar e divulgar o espólio doado à autarquia pelos herdeiros do escultor.
Quando: de 18 de maio até ao final do ano
Onde: Sala-Museu G. Thedim, Largo da Viscondessa, 4455-860 Santa Cruz do Bispo, Horário: 2ª a 6ª feira: 09h00 – 12h30/ 14h00 – 17h30
Informações e marcações: muma@cm-matosinhos.pt / 939799008

Dominguinhos: Atelier de ciências – “Bolinhas Coloridas” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2017 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Este domingo será dedicado ao atelier de ciências, onde os mais pequenos poderão fazer bolinhas coloridas. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Quando: 18 de junho, domingo, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping.