Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Terminal de Cruzeiros

31 Janeiro 2017

Finalista de prémio internacional


Até 6 de fevereiro, participe na votação e ajude Matosinhos a conquistar mais uma distinção.

O Terminal de Cruzeiros de Leixões está nomeado para Edifício do Ano pela ArchDaily, o site de arquitetura com maior número de visitas do mundo.

A primeira fase de votações terminou ontem com o Terminal de Cruzeiros a figurar nos cinco finalistas na categoria de Edifício Público. A última fase de votações decorre até 6 de fevereiro até às 09h00.

Para votar aceda a http://boty.archdaily.com/us/2017/candidates/nrm/568bc02ce58ece60d100046c 

Os resultados serão conhecidos no dia 7 de fevereiro. Participe!

Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros apresenta-se como um espaço de investigação e divulgação científica e de dinamização turística.

Inaugurado em 2015, o Terminal de Cruzeiros, no valor de 50 milhões de euros, foi cofinanciado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Além de um novo cais, a obra envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade. Uma das grandes valências do novo edifício é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto.

Esta obra foi considerada o “Melhor projeto público” de arquitetura nos prémios Construir em 2015 e 2016, venceu o prémio "AZAwards" (2016), o Prémio SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística, o Seatrade Awards 2015, entre muitas outras distinções.