Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim-de-semana em Matosinhos

22 Março 2017

Não sabe o que fazer este fim de semana?
Venha a Matosinhos, onde não faltam atividades para todos os gostos! Aqui ficam algumas sugestões.

Como um Carrossel– Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

De 24 a 28 de março, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, estará em cena a peça “Como um Carrossel”, destinado a crianças maiores de seis anos, um coprodução do Teatro de Marionetas do Porto e do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, com encenação e cenografia de Isabel Barros e texto de João Paulo Seara Cardoso.
Como um carrossel, conta a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo. O público é lançado num movimento através do olhar aberto de uma criança e da forma espontânea como que se relaciona com a vida.
Uma peça que representa a caminhada pela vida, entre a alegria e a tristeza, o medo e a esperança, um texto que incentiva o voo imaginativo das crianças.
Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/1464?event_id=3988 

Quando: de 24 a 28 de março.
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Quarteto de Cordas – Igreja de Leça da Palmeira

No dia 25 de março, pelas 18h00, o Quarteto de Cordas de Matosinhos levará a música erudita à Igreja de Leça da Palmeira. O repertório incluirá Quarteto de cordas nº14, em Ré menor, D.810 (1824-1826), Franz Schubert (1797-1828).
Não perca esta oportunidade de ouvir música de incontornáveis autores da história da música, interpretadas por um dos melhores agrupamentos de música erudita, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente. A entrada é livre.

Quando: 25 de março, pelas 18h00
Onde: Igreja de Leça da Palmeira

Hora do Planeta – Edifícios Municipais

No próximo sábado Matosinhos volta a associar-se à “Hora do Planeta”, a maior ação do género à escala mundial, da rede WWF (World Wildlife Fund) que junta milhões de pessoas em todo o mundo numa ação simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protegê-lo durante todo o ano.
Assim, e no âmbito desta iniciativa, as luzes, interiores e exteriores, do edifício dos Paços do Concelho, da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e dos Serviços Técnicos vão ser apagadas, entre as 20h30 e as 21h30 do dia 25 de março.
Convidamo-lo aqui a associar-se a esta iniciativa de caráter mundial.

Quando: 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.
Onde: Edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Florbela Espanca e Serviços Técnicos

Feira dos Golfinhos – Jardim Basílio Teles

Se gosta de colecionismo e de antiguidades, não perca a Feira dos Golfinhos, já neste domingo!
A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês no amplo espaço diante do edifício dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. A fama da Feira dos Golfinhos já mereceu destaque, em Londres, na B.B.C.

Quando: ao quarto domingo de cada mês – 25 de março - das 10h00 às 17h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Ambient'Arte no Parque - Efetua a tua mudança– Parque Ecológico do Monte de S. Brás

Dia 26 de março, das 10h00 às 13h00, no Parque Ecológico de S. Brás, realizar-se-á o workshop prático de multiplicação de plantas, dirigido ao público em geral com idade superior a 16 anos, no intuito de sensibilizar para a pratica da agricultura biológica. Requer inscrição, que deverá ser efetuada através do envio de um email para fernanda.ribeiro@cm-matosinhos.pt

Quando: 26 de março, das 10h00 às 13h00
Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

A Coleção Habita a Casa – Museu da Quinta de Santiago

O Museu da Quinta de Santiago acolhe até ao dia 21 de maio a exposição “A Coleção Habita a Casa”.
Nesta exposição partimos da Casa de Santiago e dos seus espaços, para a habitarmos com obras da coleção. A função é o denominador comum que predomina sobre a seleção das obras de arte.

Quando: de 11 de fevereiro, até 21 de maio
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

“Talibes – Modern day slaves” – Galeria Manifesto

O fotojornalista Mário Cruz, depois do lançamento do seu livro, irá expor as imagens da sua reportagem “Talibes – Modern day slaves” onde denuncia a triste realidade da escravatura infantil de 50.000 crianças torturadas em falsas escolas corânicas, no Senegal. As imagens expostas mostram pela primeira vez a reportagem galardoada pelo World Press Photo 2015, na categoria Assuntos Contemporâneos, e que venceu também o prémio Picture of the Year International 2016 e o Prémio Estação Imagem. A inauguração decorreu no dia 28 de janeiro e ficará no Manifesto até dia 19 de abril. Um apelo não só à ação como também à celebração do poder do fotojornalismo.

Quando: de 28 de janeiro a 19 de abril de 2017.
Onde: Galeria Manifesto, no mercado municipal de Matosinhos.

Almanaque - Design Português em Revista – Casa do Design de Matosinhos

A Casa do Design de Matosinhos acolhe, desde o dia 16 de fevereiro, a exposição “Almanaque – Design Português em Revista” com curadoria de José Bártolo. A exposição é constituída por revistas da coleção de José Bártolo, que permite recompor cerca de 150 anos de história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4602

Quando: exposição permanente. Horário: segunda a sexta – 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |Encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho

Exposição “O Mar em Terra” – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMATE)

A NAPESMATE – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, promove de 11 de março a 8 de abril de 2017 a exposição “O Mar em Terra”.
“O Mar em Terra” é uma mostra de barcos em miniatura construídos pelos artesãos Manuel Calisto, José Moreira, Carlos Areias e Carlos Neto.

Quando: até 8 de abril | Horário: segunda a sábado das 15h00 às 18h00
Onde: NASPESMATE, na Rua de Manhufe (antiga escola do Bairro dos Pescadores)

Dominguinhos: Atelier de artes plásticas - “Quadro da Primavera” – Mar Shopping

Os Dominguinhos voltaram em 2017 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas para os mais novos. Este domingo será dedicado a um atelier de artes plásticas, onde os mais pequenos poderão fazer um quadro, cujo tema é a primavera. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.

Quando: 26 de março, domingo, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping.